Dois homens foram presos nesta segunda-feira (11) pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), durante uma operação do 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP) contra furtos qualificados em veículos utilizando o dispositivo eletrônico conhecido como “Chapolin”.
Brayan Madeira Carvalho, 25, e Keven William Mota Soares, 27, são investigados por uma série de crimes cometidos em estacionamentos de shoppings, feiras e vias públicas da capital. O aparelho bloqueia o travamento automático das portas, permitindo que os suspeitos abrissem os carros e levassem objetos de valor. Ambos são reincidentes e somam mais de 20 passagens pela polícia, principalmente por furto qualificado e estelionato.
Segundo o delegado Ivo Martins, titular do 19° DIP, as investigações duraram cerca de um ano e apontaram ocorrências em bairros como Santo Antônio, Ponta Negra e Alvorada, além da zona centro-sul de Manaus. Um dos casos mais graves foi registrado em 2 de abril de 2024, quando Brayan, acompanhado de outros comparsas, furtou uma pistola Taurus G2C calibre 9mm, cerca de 30 munições, carregadores e documentos no estacionamento da feira do Santo Antônio.
Na última sexta-feira (8), Brayan foi preso ao sair de casa, após tentar fugir da abordagem policial. Já Keven foi detido dentro de uma unidade prisional, onde já cumpria pena por outro crime.
De acordo com a polícia, a prisão da dupla representa um alívio para a população, que vinha sendo alvo constante dessas ações criminosas.


