TCE

Coari – Na tarde desta terça-feira (25), o ex-prefeito de Coari, Adail Filho (Progressista), concedeu um entrevista ao Portal Foco Amazônico juntamente com mais 17 Portais de Notícias do Amazonas e falou um pouco sobre sua trajetória política e o peso de sua responsabilidade, após ser eleito o prefeito mais novo de coari com apenas 24 anos, herdando “o peso” político deixado por seu pai Adail Pinheiro, uma das maiores lideranças já vistas no município.

Adail Filho relembra, que no início de 2017, quando assumiu o comando do município encontrou uma cidade abandonada e que um dos propósitos dele como político e principalmente chefe do executivo municipal, era levar uma qualidade de vida melhor para o povo coariense, que inclusive foi abandonado pelo então prefeito Raimundo Magalhães, após as eleições de 2016, que consagraram Adail Filho como o prefeito eleito.

“A equipe de transição teve que assumir o comando de algumas pastas no município em Dezembro de 2016 porque a situação estava precária, principalmente a saúde do município. Funcionários sem receber, falta de equipamentos, falta de medicamentos. A população não estava sendo tratada com o mínimo de dignidade e respeito possível”. Afirmou Adail Filho.

REESTRUTURAÇÃO

Questionado sobre desafios enfrentados no início de seu mandato, Adail relembra que foram muitos, mas de forma resumida define como – A reestruturação do município -, pois o então prefeito deixou de pagar os funcionários logo após perder a eleição, em outubro de 2016 e além de dever funcionários deixou a cidade “entregue às baratas”, deixando de herança para gestão Adail Filho um cidade endividada ao extremo, o que dificultou inclusive a captação de recurso a nível estadual e federal.

CIDADE ESTRUTURADA E PREPARADA

Um dos marcos da gestão de Adail Pinheiro foi ter equipado os hospitais do município com leitos de UTI e respiradores antes do início da crise do covid no Brasil e a famosa crise do oxigênio no Amazonas. O ex-prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer a experiência da Deputada Dra. Mayara Pinheiro nesse momento, que com toda sua experiência e profissionalismo, tornou mais um projeto da gestão possível.

 

 

FUTURO POLÍTICO

Após ser questionado sobre o seu futuro na política do Amazonas, Adail se contém ao dizer que ainda está em fase de preparo para uma candidatura à Câmara Federal, ele não nega sua enorme paixão pelo município de Coari, mas acredita poder colaborar não somente com Coari, mas com o Amazonas a partir de Brasília. Por ser uma das vagas mais disputadas no pleito, Adail se sente preparado, mesmo tendo que enfrentar grandes nomes da política do amazonas nas urnas, por uma vaga em Brasília.

Texto: Bárbara Nascimento