O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um importante alerta à população: a Central Telefônica 135 não realiza ligações para pedir dados pessoais, tratar sobre Prova de Vida ou ressarcimento de valores descontados indevidamente. A orientação é clara: se receber ligação com esse tipo de abordagem, desconfie e desligue imediatamente.
Segundo o órgão, a única exceção em que o INSS realiza chamadas telefônicas aos segurados é para o reagendamento, confirmação ou antecipação de atendimentos, especialmente relacionados à perícia médica ou avaliação social — etapas obrigatórias para a concessão de benefícios por incapacidade ou assistenciais.
Nesses casos, o número oficial utilizado é o (11) 2135-0135, que não recebe chamadas e não possui WhatsApp. Além disso, o INSS informa que nunca solicita documentos, senhas ou dados bancários por telefone ou SMS, mesmo quando entra em contato com o cidadão.
Para envio de mensagens de texto, o INSS utiliza exclusivamente o número 28041. Qualquer outro número que envie SMS em nome da instituição deve ser considerado suspeito.
O INSS também chama a atenção para tentativas de golpe por meio de números que imitam o 135, como “11135” ou “00135”. A autarquia reforça: qualquer semelhança com o número oficial é tentativa de fraude.
Em caso de dúvidas, a recomendação é desligar a chamada suspeita e ligar diretamente para o número 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, para atendimento ao cidadão. Os serviços também estão disponíveis pelo site e aplicativo Meu INSS.
Para garantir informações seguras e confiáveis, os segurados devem sempre buscar os canais oficiais do INSS ou páginas do Governo Federal.


