
Educação a distância exige do aluno disciplina e foco
O
confinamento preventivo em casa, para não se infectar e não ajudar a propagar o
novo coronavírus, criou um ponto de inflexão na trajetória do ensino no Brasil.
confinamento preventivo em casa, para não se infectar e não ajudar a propagar o
novo coronavírus, criou um ponto de inflexão na trajetória do ensino no Brasil.
Em 18 de março, o
Ministério da Educação publicou a Portaria nº 343, que autoriza “em caráter excepcional” a
substituição de aulas presenciais por aulas do modelo educação a distânica
(EAD) que utilizem tecnologia de informação e comunicação remota em cursos que
estavam em andamento.
Ministério da Educação publicou a Portaria nº 343, que autoriza “em caráter excepcional” a
substituição de aulas presenciais por aulas do modelo educação a distânica
(EAD) que utilizem tecnologia de informação e comunicação remota em cursos que
estavam em andamento.
Paralela
a norma do MEC, governadores e prefeitos suspenderam as aulas para evitar o
crescimento da covid-19 como já aconteceu na China, Coreia do Sul, Itália,
Espanha e nos Estados Unidos.
a norma do MEC, governadores e prefeitos suspenderam as aulas para evitar o
crescimento da covid-19 como já aconteceu na China, Coreia do Sul, Itália,
Espanha e nos Estados Unidos.
As iniciativas públicas fizeram com que
“diversas instituições adotassem a modalidade EAD [Educação a Distância]
literalmente do dia para a noite em cursos presenciais em andamento, inclusive
no ensino médio”, registra André Luis Garbulha, especialista há 18 anos na
modalidade de ensino e aprendizagem.
“diversas instituições adotassem a modalidade EAD [Educação a Distância]
literalmente do dia para a noite em cursos presenciais em andamento, inclusive
no ensino médio”, registra André Luis Garbulha, especialista há 18 anos na
modalidade de ensino e aprendizagem.
“Tivemos que nos adaptar ao esquema de home office [teletrabalho]”,
conta Márcio Joaquim dos Santos, coordenador do curso de Recursos Humano da
Faculdade Anhanguera Santana, em São Paulo. Segundo ele, graças a ferramentas e
plataformas online, tem conseguido manter contato com alunos e professores.
Pelo computador em casa ou celular, alunos têm acesso a vídeos, apresentações
explicativas de slides, respostas de dúvidas por e-mail e até aula online ao vivo, descreve.
conta Márcio Joaquim dos Santos, coordenador do curso de Recursos Humano da
Faculdade Anhanguera Santana, em São Paulo. Segundo ele, graças a ferramentas e
plataformas online, tem conseguido manter contato com alunos e professores.
Pelo computador em casa ou celular, alunos têm acesso a vídeos, apresentações
explicativas de slides, respostas de dúvidas por e-mail e até aula online ao vivo, descreve.
“A EAD se encaixa perfeitamente como solução
para a realidade atual. Devido a sua flexibilidade, aos diversos meios de
transmissão de conteúdo (vídeos, textos, aplicativos, jogos), aos canais de
comunicação existentes, além de beneficiar os diferentes tipos de
aprendizagens”, avalia Fábia Kátia Moreira, consultora de EAD e tecnologia
internacional, atuando na área há mais de 25 anos.
para a realidade atual. Devido a sua flexibilidade, aos diversos meios de
transmissão de conteúdo (vídeos, textos, aplicativos, jogos), aos canais de
comunicação existentes, além de beneficiar os diferentes tipos de
aprendizagens”, avalia Fábia Kátia Moreira, consultora de EAD e tecnologia
internacional, atuando na área há mais de 25 anos.
Para ela, “diante da pandemia da covid-19,
mesmo as instituições mais tradicionais e resistentes à EAD estão lançando mão
dessa modalidade, senão para oferecer novas possibilidades de aprendizagem aos
estudantes, ao menos para garantir o cumprimento dos duzentos dias letivos
exigidos em lei.”
mesmo as instituições mais tradicionais e resistentes à EAD estão lançando mão
dessa modalidade, senão para oferecer novas possibilidades de aprendizagem aos
estudantes, ao menos para garantir o cumprimento dos duzentos dias letivos
exigidos em lei.”
“Nesse momento que estamos vivendo, realmente
a modalidade está se mostrando uma ótima alternativa, pois possibilita que
mesmo estando cada um na sua casa, as pessoas deem continuidade aos estudos,
podendo interagir com docentes e colegas de sala”, acrescenta Marcos Lemos,
vice-presidente acadêmico da Kroton, que conta com mais de 1.400 polos de
ensino de escolas e faculdades pertencentes ao grupo de ensino privado
(Anhanguera, Pitágoras, Unime, Uniderp, Unopar, Fama e Unic).
a modalidade está se mostrando uma ótima alternativa, pois possibilita que
mesmo estando cada um na sua casa, as pessoas deem continuidade aos estudos,
podendo interagir com docentes e colegas de sala”, acrescenta Marcos Lemos,
vice-presidente acadêmico da Kroton, que conta com mais de 1.400 polos de
ensino de escolas e faculdades pertencentes ao grupo de ensino privado
(Anhanguera, Pitágoras, Unime, Uniderp, Unopar, Fama e Unic).
Segundo ele, apesar de ainda haver “claramente
distinção entre ensino presencial e a distância no Brasil”, a continuidade do
calendário acadêmico deste ano só será possível “graças ao modelo acadêmico e à
utilização de recursos de tecnologia e de conteúdos a partir do ambiente
virtual de aprendizagem, que já faz parte do dia a dia desses estudantes”. Em
diferentes escolas e faculdades, os alunos têm acesso a aulas digitais, deveres
de casa, avaliações, pontuações das diferentes atividades e indicadores de
acompanhamento.
distinção entre ensino presencial e a distância no Brasil”, a continuidade do
calendário acadêmico deste ano só será possível “graças ao modelo acadêmico e à
utilização de recursos de tecnologia e de conteúdos a partir do ambiente
virtual de aprendizagem, que já faz parte do dia a dia desses estudantes”. Em
diferentes escolas e faculdades, os alunos têm acesso a aulas digitais, deveres
de casa, avaliações, pontuações das diferentes atividades e indicadores de
acompanhamento.
EAD não é para qualquer um
Fábia Kátia Moreira pondera que a EAD é “uma faca
de dois gumes”. Se o curso não for bom, “pode trazer consequências como maior
resistência à modalidade [de ensino], falta de credibilidade e má formação”.
de dois gumes”. Se o curso não for bom, “pode trazer consequências como maior
resistência à modalidade [de ensino], falta de credibilidade e má formação”.
Do lado positivo, “se bem programada e
executada”, a aprendizagem pode desenvolver habilidades e competências no
estudante úteis para toda a vida, como “autonomia, disciplina,
organização do tempo, competência de leitura e interpretação, cumprimento de
metas e prazos, além do desenvolvimento de habilidades de alta complexidade
como compreensão, análise e síntese.”
executada”, a aprendizagem pode desenvolver habilidades e competências no
estudante úteis para toda a vida, como “autonomia, disciplina,
organização do tempo, competência de leitura e interpretação, cumprimento de
metas e prazos, além do desenvolvimento de habilidades de alta complexidade
como compreensão, análise e síntese.”
Pesados prós e contras, a consultora sublinha
que “A EAD não é para todos”. A modalidade de ensino e aprendizagem exigem
autonomia, disciplina e alta dose de dedicação. “Grande parte dos nossos
estudantes, sobretudo do ensino fundamental ainda não está preparada para essa
modalidade”, alerta.
que “A EAD não é para todos”. A modalidade de ensino e aprendizagem exigem
autonomia, disciplina e alta dose de dedicação. “Grande parte dos nossos
estudantes, sobretudo do ensino fundamental ainda não está preparada para essa
modalidade”, alerta.
O especialista André Luis Garbulha concorda e
também afirma que a EAD “não é para todos”. Segundo ele, “ocasionalmente, as
pessoas são atraídas para EAD pelo baixo valor das parcelas, mas se esquecem que
deve haver um comprometimento individual e até familiar mais profundo com os
estudos. Será exigido do aluno disciplina e foco.”
também afirma que a EAD “não é para todos”. Segundo ele, “ocasionalmente, as
pessoas são atraídas para EAD pelo baixo valor das parcelas, mas se esquecem que
deve haver um comprometimento individual e até familiar mais profundo com os
estudos. Será exigido do aluno disciplina e foco.”
Crescimento da modalidade
A Associação Brasileira de Mantenedoras de
Ensino Superior (Abmes) projeta que em 2023 mais alunos se matricularão em
cursos da modalidade de Educação a Distância do que nos presenciais.
Ensino Superior (Abmes) projeta que em 2023 mais alunos se matricularão em
cursos da modalidade de Educação a Distância do que nos presenciais.
O Censo da Educação Superior, realizado pelo
Inep/MEC, indica que desde 2016 a matrícula em cursos EAD cresce mais de 5% ao
ano, enquanto as inscrições nos cursos presenciais estão em declínio. O censo
de 2018, realizado pelo Inep mostrou, pela primeira vez na série histórica,
mais vagas ofertadas a distância (7,1 milhões) do que em cursos presenciais
(6,3 milhões).
Inep/MEC, indica que desde 2016 a matrícula em cursos EAD cresce mais de 5% ao
ano, enquanto as inscrições nos cursos presenciais estão em declínio. O censo
de 2018, realizado pelo Inep mostrou, pela primeira vez na série histórica,
mais vagas ofertadas a distância (7,1 milhões) do que em cursos presenciais
(6,3 milhões).
De acordo com os especialistas, o mercado de
trabalho absorve a mão de obra bem formada em cursos a distância. “Segundo
a Associação Brasileira de Recursos Humanos, a modalidade EAD tem sido tão
aceita quanto a presencial.
trabalho absorve a mão de obra bem formada em cursos a distância. “Segundo
a Associação Brasileira de Recursos Humanos, a modalidade EAD tem sido tão
aceita quanto a presencial.
O recrutador não observa a modalidade, mas se
a Instituição tem boa avaliação no MEC”, cita Fábia Kátia.
a Instituição tem boa avaliação no MEC”, cita Fábia Kátia.
Garbulha aponta vantagens competitivas para
quem se formou em EAD: “para concluir uma graduação a distância, habilidades
como organização, disciplina, proatividade e foco são altamente desenvolvidas
indiretamente, o que não necessariamente ocorre com alunos presenciais”.
quem se formou em EAD: “para concluir uma graduação a distância, habilidades
como organização, disciplina, proatividade e foco são altamente desenvolvidas
indiretamente, o que não necessariamente ocorre com alunos presenciais”.
Conforme disse à Agência Brasil, “o
empregador só sabe que o candidato ou empregado realizou sua graduação ou pós
graduação na modalidade EAD se isso for dito em algum momento”. A legislação
obriga as instituições a emitir os diplomas e certificados sem que haja
qualquer tipo de diferenciação entre os cursos presenciais ou a distância.
empregador só sabe que o candidato ou empregado realizou sua graduação ou pós
graduação na modalidade EAD se isso for dito em algum momento”. A legislação
obriga as instituições a emitir os diplomas e certificados sem que haja
qualquer tipo de diferenciação entre os cursos presenciais ou a distância.
Escolha do curso
“Ao escolher um curso de ensino superior,
independente da modalidade, é importante procurar conhecer sobre a instituição,
verificar informações do curso como, por exemplo, carga horária estimada,
programa de disciplinas, sequência de módulos etc. No entanto, mais importante
do que isso é ter em
mente a qualidade do curso”, recomenda Marcos Lemos.
independente da modalidade, é importante procurar conhecer sobre a instituição,
verificar informações do curso como, por exemplo, carga horária estimada,
programa de disciplinas, sequência de módulos etc. No entanto, mais importante
do que isso é ter em
mente a qualidade do curso”, recomenda Marcos Lemos.
No caso de cursos formais, como os de
graduação em curso superior, Fábia Kátia orienta os interessados “verificar se
os conteúdos mínimos exigidos pelo Ministério da Educação [disponíveis nas
Diretrizes Curriculares Nacionais] constam no currículo, bem como a avaliação
da instituição e do curso no MEC”.
graduação em curso superior, Fábia Kátia orienta os interessados “verificar se
os conteúdos mínimos exigidos pelo Ministério da Educação [disponíveis nas
Diretrizes Curriculares Nacionais] constam no currículo, bem como a avaliação
da instituição e do curso no MEC”.
Segundo ela, outro aspecto importante é “a
metodologia adotada, pois o material didático oferecido e a tutoria ativa são
de suma importância para o processo de aprendizagem”.
metodologia adotada, pois o material didático oferecido e a tutoria ativa são
de suma importância para o processo de aprendizagem”.
A escolha do curso deve ser feita a partir do
interesse do aluno e com base em pesquisa. Para André Garbulha, a orientação
geral é começar a escolha “verificando no site do Ministério da Educação se a
instituição escolhida possui o credenciamento para modalidade EAD”.
interesse do aluno e com base em pesquisa. Para André Garbulha, a orientação
geral é começar a escolha “verificando no site do Ministério da Educação se a
instituição escolhida possui o credenciamento para modalidade EAD”.
O interessado deve buscar informações também
com referências no mercado de trabalho e entre alunos da instituição. “Uma
instituição tradicional e reconhecida por formar bons profissionais, que
ofereça EAD, é uma ótima escolha”, sugere.
com referências no mercado de trabalho e entre alunos da instituição. “Uma
instituição tradicional e reconhecida por formar bons profissionais, que
ofereça EAD, é uma ótima escolha”, sugere.
A pedido da reportagem, os especialistas
indicaram diversas plataformas e instituições onde podem ser encontrados cursos
livres e de formação com titulação até de pós-graduação. A seguir a lista em
ordem alfabética de instituições com cursos gratuitos em EAD e em português.
indicaram diversas plataformas e instituições onde podem ser encontrados cursos
livres e de formação com titulação até de pós-graduação. A seguir a lista em
ordem alfabética de instituições com cursos gratuitos em EAD e em português.
FGV
Senai
Unesp
UFRB
Sebrae
ITA
UFRGS
UEMA
Coursera
Veduca
Khan
Academy
Academy
Aliança Brasileira
pela Educação:
pela Educação:
Fonte: Agencia Brasil
Foto: Divulgação


