TCE
Foto: Divulgação

O vereador Elan Alencar o início do Serviço Municipal de Diagnóstico de Mama (SDM), que terá capacidade para realizar 100 biópsias por mês para casos de suspeita de câncer de mama, inaugurado pela Prefeitura de Manaus nesta terça-feira, 1º/2, na policlínica Djalma Batista, no bairro Compensa, zona Oeste, de maneira inédita.

Ao lado da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, o vereador Elan falou da importância de se incentivar ações voltadas para a saúde da mulher no município. “Em meio a pandemia, a prefeitura não deixa de investir nas demais ações. Essa iniciativa é importantíssima e vai levar mais segurança e qualidade de vida para nosso público feminino”, afirmou o parlamentar.

A biópsia é um procedimento fundamental para definir o tratamento em tempo oportuno, quando alterações são detectadas.

A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, destacou que o funcionamento do SMD, que também contará com o apoio da policlínica Castelo Branco, localizada no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul, vai aprimorar os cuidados com a saúde das mulheres manauaras, uma das prioridades da gestão do prefeito David Almeida.

“Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, maiores serão as chances de cura. O diagnóstico do câncer de mama é feito com base em um tripé que reúne o exame clínico, o exame de imagem, por meio da mamografia ou da ultrassonografia, e a análise histopatológica, que é a biópsia. Quando temos esses três exames, podemos fechar o diagnóstico de forma precoce, aumentando as chances de cura, que podem chegar a 95%. Por isso o funcionamento deste serviço é fundamental para a saúde das mulheres”, afirmou.

O fluxo estabelecido pela Semsa prevê o encaminhamento de casos de alteração no tecido mamário, identificados em exames de imagem (mamografia ou ultrassonografia) para a realização de biópsia na policlínica Djalma Batista, seguindo as condutas do Ministério da Saúde. O encaminhamento é feito pelo Sistema de Regulação (Sisreg).