TCE

Coari – O prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, entregou nesta quarta-feira (09), no Palácio 2 de Agosto, a premiação para os ganhadores da campanha “IPTU Premiado” que optaram pelo pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano 2023 em cota única. Os prêmios entregues na ocasião foram: uma Moto Yamaha Fazer 250 CC, uma Moto Honda CB 300 Twister, uma geladeira, uma TV 75 polegadas, um fogão e dois micro-ondas.

Keitton Pinheiro agradeceu os contribuintes que participaram da campanha, destacando a importância da adesão para o desenvolvimento da cidade. “Minha sincera gratidão a todos. É graças ao apoio e envolvimento de vocês que conseguimos realizar projetos importantes e proporcionar melhorias para todos os moradores, pois o IPTU é essencial para o financiamento de serviços públicos como saúde, educação, infraestrutura e segurança”, ressaltou.

Para dona Francisca Guedes de Souza, as vantagens oferecidas nessa edição do “IPTU Premiado” foram um motivo a mais para continuar quitando o imposto à vista. Isso lhe rendeu uma Moto Honda CB 300 zero-quilômetro. “Na hora do sorteio eu estava dormindo, quando acordei já tinha ganhado, mas só acreditei quando meus filhos confirmaram. Agora vou levar minha ‘sorte’ para casa e depois resolvo o que fazer com ela”, contou alegre.

O sorteio dos prêmios da cota única aconteceu no último dia 2, no Centro Cultural, durante o encerramento das comemorações em alusão ao aniversário de 91 anos do município de Coari. Quem optou por essa forma de pagamento também teve desconto de 15%. Já quem parcelou o valor do imposto pôde dividi-lo em até oito vezes sem desconto e concorrer a sete prêmios de R$ 1.500 mil, a serem realizados no fim de cada mês, a partir de junho deste ano.

A promoção do “IPTU Premiado” está embasada na Lei Complementar n° 795, de 17 de março de 2023 e Decreto n° 1068, de 06 de julho de 2023, assim como na Lei Complementar nº 08, de 02 de Outubro de 2009, que institui o Código Tributário do Município. O objetivo da campanha foi estimular o pagamento do imposto, além de reduzir o crescimento da Dívida Ativa incidente sobre a propriedade predial e territorial urbana.

De acordo com o Departamento de Arrecadação e Tributos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Finanças, até a presente data, estão cadastrados cerca de 10.000 imóveis no sistema, sendo que, para o ano de 2024, a previsão é ter em torno de 12.000 imóveis, uma vez que foi realizada atualização cadastral no bairro Pera I, II e III e está havendo novos cadastramentos no Pera IV e bairro Liberdade.