TCE
Foto: Reprodução vídeo YouTube

Após 580 dias preso por ser acusado de lavagem de dinheiro e corrupção, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizou nesta quarta-feira (10) seu primeiro discurso, seguido de uma entrevista coletiva. O discurso acontece no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Antes de Lula subir no palco para discursar, o presidente do sindicato, Wagner Santana, abriu o discurso. Quando subiu ao palco, a primeira coisa dita pelo ex-presidente foi: “Espero que todo mundo esteja de máscara, esteja se cuidando e que brevemente todos vocês tomem vacina.”

Durante o discurso, Lula ressaltou que durante o período preso, se entregou contra a sua vontade, mas que fez pois recusava ser considerado um fugitivo.

“Como eu tinha clareza das inverdades contadas sobre mim, tomei a decisão de provar a minha inocência dentro da sede da PF, perto do juiz [Sergio] Moro”, disse o ex-presidente.

O petista ainda disse que a Lava Jato ficou para trás na vida dele, mas afirma que foi a maior vítima de uma mentira jurídica contada em 500 anos de história. Lula ainda destacou que tem razão para ter magoas profundas do ocorrido, mas não consegue, pois, coisas piores aconteceram após o mesmo ser preso, se referindo as várias mortes pelo Covid-19.

“Mas não tenho. Não tenho porque o sofrimento que as pessoas pobres estão passando é infinitamente maior do que qualquer crime que cometeram contra mim”, disse.

Ao longo do discurso, o ex-presidente criticou a atual gestão (Jair Bolsonaro), mediante a crise que o país vem passando com o coronavírus. Mas Lula agradeceu o ministro do Supremo Edson Fachin.

 

Veja o discurso completo:

 

 

 

Fonte: YouTube