TCE

O 9° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) vem alcançando 62 escolas estaduais e municipais com o programa Ronda Escolar. Além de reforçar policiamento nos horários de entrada e saída dos estudantes, há também ações focadas na prevenção da violência e às drogas na comunidade estudantil.
O trabalho policial também visa coibir ilícitos dentro das unidades de ensino. Neste ano, os policiais militares já registraram ocorrências relacionadas à venda de entorpecentes, aliciamento de menores e apreensão de arma branca.
“Com a atuação do Ronda Escolar, que além do patrulhamento diário, realiza palestras, as ocorrências despencaram”, enfatiza o comandante do 9° BPM de Manacapuru, major Alisson Botelho.
Em uma rede social, policiais militares e gestores das escolas discutem as estratégias de atuação do programa. Definem temas para palestras e estratégias para fortalecer a segurança das escolas.
De acordo com o major Alisson Botelho, o programa vem sendo elogiado pelos gestores das escolas, estudantes, pais e autoridades do município. “O projeto tem sido um importante braço para o 9° Batalhão, para a prevenção de delitos e conscientização junto às crianças e jovens do município. Isso tem nos permitido uma aproximação maior da Polícia Militar com a comunidade escolar, gerando credibilidade e segurança junto a esse público”, salientou.