TCE
O Hospital Geral de Manacapuru realiza o Teste do Coraçãozinho (Oximetria de Pulso) nos bebês recém-nascidos desde que foi estabelecido pelo Ministério da Saúde em 2014. O objetivo do teste é rastrear cardiopatias congênitas críticas, que necessitam diagnósticos e intervenção precoce, mesmo quando não há sintomas físicos presentes.
Realizado antes da alta hospitalar, entre 24 e 48 horas após o nascimento. O teste do coraçãozinho é um exame indolor e rápido, feito na própria maternidade, onde a enfermeira usa um sensor externo de pulso (oxímetro), que é colocado inicialmente na mão direita e, em seguida, em um dos pés do bebê. “Todo diagnóstico precoce é essencial, o Teste do Coraçãozinho não dói e é realizado entre 5 a 7 minutos. Através do aparelho, é possível diagnosticar cardiopatias mais graves, se houver alguma alteração, o teste é realizado novamente após uma hora e persistindo a anormalidade, a pediatra é acionada, bem como o cardiologista para outros procedimentos,”, pontuou a Enfermeira Maria de Jesus.


Conforme o secretário municipal de saúde, Rodrigo Balbi, as ações de prevenção são fundamentais na prevenção de doenças. “O Teste do Coraçãozinho, assim como os demais que são realizados no Hospital Lázaro Reis, dão condições as nossas crianças de serem diagnosticadas precocemente de várias doenças. No Hospital, além dos procedimentos preconizados pelo Ministério da Saúde, os recém-nascidos também são vacinados com as primeiras importantes doses, o que é fundamental” destacou.
Vale ressaltar que além do teste do coraçãozinho, o Hospital Lázaro Reis realiza também testes da orelhinha, do olhinho e do pezinho.