TCE

 Com o intuito de assegurar a disponibilidade
de serviços previdenciários aos servidores públicos do Estado residentes no
interior, a Fundação Amazonprev, em parceria com a Secretaria de Estado de
Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM), oferece atendimentos nos 61 municípios
do Amazonas. Como resultado, mais de 6 mil atendimentos já foram realizados só
nos primeiros nove meses do ano. Entre os serviços oferecidos estão atualização
cadastral dos segurados (recadastramento), simulação de aposentadoria e
recebimento de contracheque.
 O coordenador de Análise Previdenciária da
Amazonprev, Alan Cardec Soares, ressalta a importância dessa parceria entre os
dois órgãos estaduais como garantia da prestação de todos os serviços
oferecidos aos segurados, dessa forma assegurando a eles maior segurança e
comodidade.
 “A importância dessa parceria com a Seduc-AM
vem ao encontro da missão, dos valores e da política de qualidade da
Amazonprev, que consiste em assegurar aos servidores públicos do Estado e a
seus dependentes os benefícios que lhes sejam devidos de forma transparente,
honesta e satisfatória”, justifica.
 O analista lembra que o convênio entre as
instituições foi firmado em 2014 e teve seu contrato renovado em 2016 por mais
60 meses, até 2021. A cooperação técnica inclui a capacitação dos servidores da
Secretaria de Educação que atuam na prestação dos serviços previdenciários ao
público do interior do estado.
 Para o gerente de Aposentadoria da Seduc,
Michel Souza, é necessário o treinamento anual dos servidores que atuam na prestação
dos serviços previdenciários nos municípios, especialmente em razão da
rotatividade no quadro de colaboradores, bem como a busca contínua por um
melhor atendimento, já que essa é uma das missões da Previdência estadual.
 “Os treinamentos são uma contrapartida de
conceito intelectual da Amazonprev, devido às mudanças no setor de pessoal dos
servidores da Seduc, que precisam ser capacitados e atualizados continuamente
para a garantia de um melhor atendimento ao público”, declara Michel.
 Outros serviços – Ainda estão disponíveis aos beneficiários
do interior:  envio de diligência referente a processos de aposentadoria,
termo de opção de 13° salário, acesso ao Portal do Segurado, requerimentos e
documentos necessários para concessão de pensão e revisão de benefício e acesso
à instrução de processos, certidão de tempo de contribuição, e atendimento
domiciliar aos beneficiários que moram nas sedes dos municípios e comunidades
distantes.
 Nos processos de pensão por morte, os
servidores da secretaria oferecem o check-list de todos os documentos
necessários para dar início ao procedimento, formalizam o requerimento, reúnem
as cópias dos documentos do requerente, autenticam e encaminham o material à
Amazonprev, que é a responsável pela abertura processual. Quanto aos pedidos de
aposentadoria, a Seduc-AM atua apenas na formalização das solicitações dos seus
servidores.
Fonte: 
AMAZONPREV
Foto: 
Divulgação