Foto: BNC Amazonas

A ideia surgiu através da neta da costureira, Cintia Souza, que ainda conta com a ajuda de Jaqueline Batalha. A iniciativa visa ajudar os profissionais da saúde na prevenção do coronavírus.
Em meio a um momento de luta da humanidade contra a propagação coronavírus, atos de solidariedade também se espalham.  Este na cidade de Parintins, município situado a 369 quilômetros de Manaus.

Conforme a ação solidária, uma idosa de 78 anos, Maria Edna Pires, iniciou neste sábado, dia 21, a fabricação de máscaras feitas de tecido na máquina de costura. Entretanto todo material será higienizado para doação aos dois hospitais da cidade: Jofre Cohen e Padre Colombo.

Em suma a ideia surgiu da neta de 34 anos, Cintia Souza, como forma de colaboração na prevenção em Parintins. Além dela, a nora de dona Maria Edna, Jaqueline Batalha, de 35 anos, também está na equipe de fabricação, ajudando da produção e doação de materiais.

“De imediato a gente quer ajudar os dois hospitais que tem na cidade. E eu acabei tendo essa ideia para ajudar o pessoal que trabalha lá”, explicou.

Solidariedade e prevenção

Segundo Maria Edna Pires, que faz parte do grupo de risco do Covid-19, doença causada pelo vírus, ela falou sobre a iniciativa. A princípio cerca de 50 máscaras já foram fabricados.

“A minha neta veio me convidar pra fabricar as máscaras. Então eu abracei prontamente, e só acostumada a trabalhar com essas coisas. E derepente nós reunimos hoje, e começamos a fabricar. Nós vamos dedicar aos nosso hospitais aqui da cidade, visto a carência de material. E nós temos muitos profissionais que estão precisando”, disse.

De acordo com a costureira, todos estão empenhados para ajudar na prevenção ao coronavírus.

“Eu sou do risco de morte, porque a gente só ouve falar disso. E na minha casa tem criança, tem jovem. Mas todos nós estamos empenhados em fazer só o bem. Só prevenir pra esse vírus não se propague na nossa cidade”, enfatizou.
Números do coronavírus em Parintins

A cidade do Baixo Amazonas não teve nenhum caso confirmado até o momento. Segundo o boletim atualizado hoje pela coordenadoria de vigilância em saúde de Parintins, sete casos foram notificados. A partir disso, três são investigados, e quatro foram descartados.

Além disso, o executivo municipal, decretou quarentena, mesmo sem nenhum caso de doença. Conforme o decreto fica suspenso por 15 dias atividades de aglomeração.

Tais como, lanchonetes, casas noturnas e bares. De acordo com a medida, ficam suspensas também a visitação em hospitais. Bem como eventos de atividade escolar.

Fonte : https://bncamazonas.com.br/municipios/em-parintins-idosa-de-78-anos-fabrica-mascara-para-doacao/