TCE

Mundo – A Embaixada brasileira em Kiev, capital da Ucrânian que está sendo atacada pela Rússia, recomendou nesta quinta-feira (24) que os brasileiros deixem o país, caso tenham essa possibilidade.

“A embaixada recomenda que brasileiros que possam deslocar-se por meios próprios para outros países ao oeste da Ucrânia que o façam tão logo possível, após informarem-se sobre a situação de segurança local”, diz a nota.

Apesar da tensão no país após militares russos invadirem a Ucrânia, segundo a embaixada, no momento, a situação é relativamente estável.

A recomendação sinaliza que os brasileiros que vivem nas regiões na margem esquerda do rio Dnipro, ao leste, onde se encontram as regiões separatistas, que se dirijam para oeste do país.

“Aos brasileiros que não puderem deixar o país de modo seguro, a embaixada orienta a procurar um local seguro para o momento, longe de bases militares, instalações responsáveis pelo fornecimento de energia e internet e áreas responsáveis pela produção de energia elétrica’, diz o comunicado. Cerca de 500 brasileiros vivem no país.

Segundo a embaixada, atualmente 500 brasileiros vivem na Ucrânia.