Um homem foi preso na sexta-feira (30) no interior do Amazonas após tentar matar a esposa e jogar os próprios filhos no rio. O crime ocorreu na comunidade Santa Bárbara, em Envira, no dia 23 de maio, e as informações sobre o caso viralizaram neste domingo (1º). A prisão, por mandado preventivo, encerra, por enquanto, um ciclo de violência familiar que chocou a região.
De acordo com o Conselho Tutelar, o agressor lançou os dois filhos, de 3 e 9 anos, no rio. As crianças foram salvas por um casal que estava em uma embarcação próxima. Em seguida, ele tentou atirar na esposa com uma espingarda, mas foi contido por testemunhas que presenciaram a cena.
O homem justificava seus atos alegando que queria que a esposa aceitasse seu relacionamento com uma amante. O filho mais velho, de 9 anos, relatou às autoridades que o pai ameaçava estrangular a mãe e o forçava a mentir, dizendo que os ferimentos dela eram tentativas de suicídio. A mulher, por sua vez, descreveu um histórico de torturas físicas e psicológicas.
Após os abusos, a vítima conseguiu fugir para o Acre, onde denunciou o agressor. A polícia instaurou um inquérito e, com o apoio da Polícia Militar, cumpriu o mandado de prisão. O homem foi localizado em uma área remota, a 12 horas de lancha da cidade de Envira.
Com a prisão do agressor, a mulher retornou ao Amazonas e reassumiu a guarda dos filhos, buscando reconstruir a vida da família longe da violência.


