Faltando menos de um mês para o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, é fundamental que os estudantes usem estratégias eficazes de aprendizagem. As provas vão ser aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Segundo professores, essa reta final é o momento ideal para os candidatos focarem nos conteúdos que mais sentem dificuldade, porém com mais tranquilidade.
Willian Wallemberg, professor de redação, sugere que os estudantes separem uma tabela de revisão com apenas um conteúdo por dia. De acordo com ele, também é importante que os alunos identifiquem os temas que mais aparecem nas provas anteriores do Enem e revisem esses conteúdos; além de estabelecer metas diariamente.
O professor também ressalta a importância de se fazer pausas durante os estudos para absorver o conteúdo.
“Além disso, é importante que o aluno tenha discernimento de fazer pausas. Quando falamos em pausas, queremos dizer que ele deve esquecer a parte de estudos e tentar fazer qualquer outra coisa. Esse é o momento para ele descansar, fazer um lanche ou, por exemplo, assistir a algo na internet, o que vai ajudar a absorver melhor o conteúdo. Se ele ficar estudando constantemente, chegará um momento em que não conseguirá mais absorver nada”.
Fagner Guimarães, de 17 anos, vai fazer o Enem para tentar uma vaga no curso de agronomia. Ele conta que, além de revisar os conteúdos, ele tem cuidado da saúde mental.
“Eu estou refazendo questões, mas também percebo que é fundamental encontrar um equilíbrio entre o estudo e a saúde mental e física. Então, eu separo um tempo para estudar e um tempo para assistir a um filme ou série que gosto. Desvincular um pouco a minha mente de tanto estudo”.
O estudante do 3° ano do ensino médio, Artur Francisco Dias, de 18 anos, afirma estar ansioso já que, de acordo com ele, essa é a prova mais importante.
“Eu acho que, como este é meu último ano, já fiz provas passadas para treinar, mas não consegui a nota necessária. Mas, como este é o grande ano, a pressão é maior, mesmo que nos anos anteriores eu não tenha ficado ansioso. Por isso, é importante pra mim me preparar mentalmente, não apenas nos estudos, mas também com a cabeça”.
Já para o momento da prova, a professora de biologia, Aline Costa, recomenda que os estudantes mantenham a concentração e administrem bem o tempo de resolução de cada questão, principalmente nas de exatas.
“No momento da avaliação, é importante fazer uma boa distribuição do tempo, na resolução de cada um dos itens do certame. Se concentrar bem para não perder tempo fazendo leituras repetidas do texto. Então, ter bastante concentração na hora dessas leituras e na hora dos cálculos”.
Além das dicas, vale lembrar que o primeiro dia do Enem será dividido entre as áreas de Linguagem, Ciências Humanas e a Redação, com duração de 5h30. A segunda prova, prevista para a semana seguinte, contará com questões de Ciências da Natureza e Matemática, com 5h para a resolução das questões.
* Com supervisão de Bianca Paiva
Fonte: Radio Agencia
Foto: Divulgação