Exame Nacional do Ensino Médio,Enem

Brasil – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga nesta sexta-feira (22) os resultados dos pedidos de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.

De acordo com o órgão, quem tiver a solicitação de isenção negada ou a justificativa de ausência reprovada poderá interpor recurso a partir de segunda-feira (25) até o dia 29 de abril. O resultado dos recursos será divulgado no dia 6 de maio.

A edição deste ano será aplicada aos participantes nos dias 13 e 20 de novembro. O Enem tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados individuais também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.