InícioTECNOLOGIAEnergisa anuncia energização de nova Subestação Balbina no Amazonas

Energisa anuncia energização de nova Subestação Balbina no Amazonas

Projeto garante mais confiabilidade no atendimento da demanda energética da região metropolitana de Manaus e do município de Presidente Figueiredo

Divulgação

A Energisa anuncia a conclusão de mais uma etapa significativa no projeto de concessão da Energisa Amazonas Transmissora de Energia S.A. (EAM). Em 21 de dezembro, foi realizada a energização da nova Subestação Balbina, marco estratégico para o fortalecimento da infraestrutura elétrica no Amazonas.

O empreendimento EAM, originado no leilão ANEEL 01/2020 (lote 11), inclui revitalizações e construções que beneficiarão a região metropolitana de Manaus e o município de Presidente Figueiredo. O projeto é essencial para a continuidade, modernização e expansão do serviço público de transmissão de energia elétrica, garantindo maior confiabilidade e capacidade para atender à crescente demanda energética da região.
Até o momento, a EAM já alcançou aproximadamente 50% da Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 86,6 milhões, superando as metas regulatórias, que previam 33,67% de RAP operacional até dezembro de 2024.

Dentre os avanços, destacam-se:

– Bloco 1: Incorporação dos ativos em serviço designados à Amazonas GT (em operação);
– Bloco 2:
* Em operação: Revitalização das subestações Cristiano Rocha e Lechuga, construção de trechos de LT em 230 kV entre a SE Presidente Figueiredo e os pontos de seccionamento da LT Balbina – Cristiano Rocha, e nova SE 230kV Balbina.
* Parcialmente em operação: Nova SE 230/69 kV Presidente Figueiredo (finalização em 2025).
– Blocos 3 e 4 (em implantação): Construção da LT 230 kV Lechuga – Tarumã e da Nova SE 230/138 kV Tarumã e revitalização da subestação Manaus.

Artigos Relacionados

LEIA MAIS