Na manhã desta terça-feira (04), o deputado estadual Álvaro Campelo (PV) realizou uma Sessão Solene Especial, na Assembleia Legislativa do Amazonas, em homenagem ao dia do enfermeiro e técnico de enfermagem, comemorados nos dias 12 e 20 de maio. A solenidade também teve como objetivo reconhecer o trabalho desses profissionais que atuaram na linha de frente durante a pandemia da COVID-19, e receberam certificados de honraria, concedidos pelo deputado, autor da propositura.

O evento contou com a participação da representante do Conselho Regional de Enfermagem no Amazonas (Coren), Suellen Couto, que explicou a importância da atuação dos enfermeiros para a sociedade e ressaltou a luta pelo piso salarial aos profissionais da classe. “A enfermagem ela é imprescindível em qualquer lugar, desde a atenção primária até a terciaria. Então em todos os níveis de cuidados nós teremos um profissional de enfermagem. E hoje com o advento da pandemia esses profissionais tiveram mais visibilidade por isso, nós utilizamos esse momento para trazer a tona lutas históricas como piso salarial, redução de carga horária e utilizamos esse momento para darmos voz a uma categoria tão grande, já que hoje no brasil são mais de 2 milhões de enfermeiros e no estado, mais de 57 mil profissionais. Com isso, queremos politizar, dar voz a esses profissionais, ocupar espaço onde nós possamos ser ouvidos, inclusive esse lugar é onde podemos ser ouvidos e levar nossas angústias, nossas demandas dentro do exercício profissional”, pontuou.

O deputado Álvaro Campelo destacou que a Sessão também foi uma forma de homenagear os profissionais da saúde que foram vítimas do coronavírus enquanto atuavam na linha de frente em combate a pandemia. “No dia de hoje eu tenho o privilegio de homenagear todos os enfermeiros, enfermeiras, técnicos e técnicas de enfermagem em todo o Amazonas. Uma homenagem aos 125 profissionais que morreram durante o período mais difícil durante a pandemia da covid-19. Aos enfermeiros e técnicos de enfermagem, contem comigo, sou um aliado de vocês”, declarou.

*Mais de 11 milhões em emendas para a saúde*

Ao longo dos últimos anos, mais de 11 milhões foram destinados para ações de enfrentamento à pandemia e à saúde em geral na capital e interior. Entre as unidades de saúde beneficiadas estão: o Hospital e Pronto-socorro 28 de Agosto, o Hospital Infantil Dr.Fajardo e o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (ICAM), além de unidades de saúde do interior.