TCE

A Equipe Técnica da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) esteve nesta quarta-feira(6), visitando a ala exclusiva para internação de pacientes com Covid-19 (Coronavírus), que deve ser entregue o mais breve possível pelo Prefeito Romeiro Mendonça à população de Presidente Figueiredo. Serão 13 leitos de internação.

O local foi projetado de forma irregular, pela Gestão Interina do Presidente da Câmara de Presidente Figueiredo, comprometendo todo o ambiente de segurança hospitalar. A obra foi recebida pela gestão de Romeiro Mendonça, fora dos padrões técnicos de engenharia sanitária e hospitalar, estabelecidas pelos órgãos competentes e por conta disso, a equipe técnica foi vistoriar as instalações e confirmou as irregularidades.
“Nós encontramos alguns problemas na condição desse anexo relacionados ao fluxo e a distribuição dos ambientes, mas considerando a situação da saúde, não só do município, mas de todo o Estado por conta dessa pandemia, nós já discutimos e propomos algumas adequações a esses espaços para que a gente consiga usar” ressalta o arquiteto da Susam, Joel Osório.

Como exemplo dos erros encontrados, podemos citar que a sala que foi preparada para colocar os corpos das vítimas de Covid-19 , que fica muito próximo a cozinha do hospital. O posto de enfermagem foi colocado na porta de entrada e saída do Hospital, o que não é permitido.  Além disso, funcionários e pacientes compartilharam dos mesmos banheiros e não existe um vestiário para os profissionais que estão na linha de frente utilizarem para a troca de roupa e vestimenta dos EPIs.

A obra também foi entregue sem projeto básico e sem a assinatura de um engenheiro responsável, o que preocupa a atual gestão, que já está trabalhando para regularizar a parte burocrática e física da obra, sem que haja maior prejuízo aos cofres públicos.

A Equipe da Susam ressaltou que é preciso terminar o quanto antes a obra para que o município possa ter os leitos disponíveis para a população.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) juntamente com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Limpeza Pública (Semisp), estão a todo vapor para que o mais rápido possível, essa Ala Exclusiva para internação de pacientes com Covid-19, seja entregue com segurança pelo Prefeito Romeiro Mendonça à população do município.

A Titular da pasta, Dra. Sandra de Lima Braga, informa que: “A empresa contratada ainda não fez a entrega oficial da obra no último dia 04 de maio, parte do forro de uma das enfermarias desabou, também estava havendo infiltração em algumas paredes da enfermaria. É lamentável o descaso, mas o serviço não foi feito com a qualidade adequada. Na terça-feira (5), a empresa contratada esteve no local realizando todos esses reparos.”
___________________________________
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo