InícioAMAZONASEquipes da Central Integrada de Fiscalização estarão nas ruas durante o Carnachoeira...

Equipes da Central Integrada de Fiscalização estarão nas ruas durante o Carnachoeira 2024

De caráter preventivo e tem por objetivo aumentar a sensação de segurança da população, acompanhar as pessoas em condição de rua e moradores de rua e a proteção de crianças e adolescentes

Equipes da Central Integrada de Fiscalização (CIF) de Presidente Figueredo estarão nas ruas durante o Carnachoeira 2024, para orientar e coibir a presença de crianças e adolescentes em bares, casas de show e espaços públicos durante os shows musicais e também o desfile dos blocos carnavalescos.

De caráter preventivo e disciplinar, a ação conta com a participação de agentes públicos dos órgãos de segurança pública, assistência social e cidadania, Ministério Público e Conselho Tutelar.

“É uma ação para prevenir e disciplinar, principalmente durante o período carnavalesco, por meio de uma abordagem multidisciplinar”, reforça o secretário de Governo, Carlos Maciel.

A secretária ajunta de Assistência Social, Naira Palmira, explica que ação que será desenvolvida pela CIF reforça a campanha de conscientização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes durante o carnaval, que a Semasc e demais órgãos de assistência e proteção a criança e adolescente iniciaram em fevereiro, nos comércios, pousadas, cachoeiras e demais atrativos turísticos do município.

A secretaria destaca que a campanha está sendo executado em parceria com os profissionais do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), na sede e também na zona rural e que será intensificado nesta ação junto com a CIF.

A campanha tem também o apoio da Secretaria Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Semp) que distribui material informativo de orientação sobre importunação sexual e violência contra a mulher.

“Essa ação também tem por objetivo mapear, disciplinar e prevenir a situação de pessoas em condição de rua, moradores de rua e dependentes químicos”, acrescenta Naira Palmira.

Sobre a CIF

A CFI é formada por servidores de diversas entidades e órgãos, entre eles, o Conselho Tutelar, Ministério Público, Secretaria Estadual de Segurança Púbica (SSP), Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Metropolitana, Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e as secretarias municipais de Governo (Semgov), Ordem Pública e Integração (Semopi), de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Saúde (Sems), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU).

“A CIF busca não apenas responsabilizar estabelecimentos que permitam a presença de menores em horários noturnos sem a supervisão adequada, mas também educar e conscientizar comerciantes sobre seu papel na proteção da juventude”, destaca o titular da Semgov.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Presidente Figueiredo

Foto: Divulgação

 


Artigos Relacionados

LEIA MAIS