TCE

Manaus – Iniciam nesta quinta-feira (14), as inscrições para a seleção de bolsistas para atuação no Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da Escola de Saúde Pública (Esap), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), edição 2024-2025.

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de abril de 2024, de forma online, sendo ofertadas cinco bolsas para alunos de cursos de graduação, para o desenvolvimento de projetos científicos inseridos nas linhas de pesquisa da Esap/Semsa, sob a orientação de servidores da pasta municipal de saúde.

O edital de seleção do Paic Esap/Semsa – Edição 2024-2025 consta no Diário Oficial do Município (DOM), edição nº 5.782, de segunda-feira (11) e pode ser consultado no site semsa.manaus.am.gov.br, na aba “Escola de Saúde Pública”, item “Seleções Públicas”.

O programa, coordenado pela Esap Manaus, conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) no financiamento de bolsas para o desenvolvimento de pesquisas científicas em cenários de práticas da Semsa.

A coordenadora do Paic Esap/Semsa, Priscilla Naiff, aponta que o programa tem como objetivo despertar e incentivar a vocação científica entre estudantes de graduação, de instituições públicas e privadas da cidade de Manaus, e estimular a participação de profissionais de saúde e de discentes em pesquisas e em eventos científicos.

“O programa oferece aos bolsistas a oportunidade de desenvolver pesquisas científicas nos cenários de prática da Semsa, com a orientação de servidores mestres ou doutores. Essa será a terceira edição do Paic, que terá a duração de 12 meses”, informa.

Conforme Priscilla, a segunda edição do Paic Esap/Semsa se encerra em julho deste ano, tendo cinco projetos da área de Ciências da Saúde em andamento, com ênfase na saúde da mulher, saúde indígena e associação da tuberculose ao HIV. Na primeira edição, recorda a coordenadora, os trabalhos selecionados incluíram temas como o tratamento do bruxismo na Atenção Primária à Saúde e a autopercepção da saúde bucal entre idosos, além do impacto da Covid-19 na tuberculose pulmonar.

“A implantação do Paic na Semsa conflui com a necessidade de consolidação das atividades de pesquisa na própria secretaria, subsidiando a criação e o fortalecimento de grupos de pesquisa e estudos como possibilidade de qualificação da gestão, tomada de decisões, bem como da operacionalização das ações de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma.

Requisitos e inscrições

Para concorrer a uma bolsa no Paic Esap/Semsa, os alunos de graduação devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino superior do Estado do Amazonas, credenciadas pelo Ministério da Educação, e vinculados a um projeto de pesquisa sob a orientação de um servidor estatutário da Semsa, com o título de mestre e/ou doutor.

Os alunos devem, ainda, ser brasileiros, ou estrangeiros com visto de aluno ou permanente, residentes no Amazonas e quites com a Justiça Eleitoral, e ter cadastro atualizado no sistema de Currículo Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e no Banco de Pesquisadores da Fapeam (SigFapeam), entre outros requisitos. Para orientadores, os requisitos incluem, entre outros, experiência compatível com a função de orientador e formador de recursos humanos qualificados, expressa em currículo Lattes na base do CNPq.

Podem ser submetidos para seleção projetos nas linhas de pesquisa: Atenção Primária à Saúde; Atenção Psicossocial; Educação, Promoção e Comunicação na Saúde; Políticas Públicas na Amazônia; Saúde Bucal e Vigilância em Saúde. Além de mérito técnico-científico e ético, a pesquisa deve ter viabilidade para execução nos cenários de práticas da Semsa, no prazo de até 12 meses.

As inscrições podem ser realizadas a partir desta quinta-feira, 14/3, até o próximo dia 8 de abril, de forma on-line. A documentação do aluno de graduação e do orientador deve ser encaminhada pelo orientador do aluno candidato, para o endereço eletrônico [email protected], com a indicação “INSCRIÇÃO PAIC 24/25” no campo Assunto.

Tanto para o orientador quanto para o aluno, os documentos devem ser juntados em um único arquivo em formato PDF, com tamanho até 8Mb. A lista de documentos exigidos e a forma de apresentação e envio podem ser conferidas no edital.

O projeto deve ser enviado para o mesmo endereço eletrônico citado, em formato PDF e Word, com no máximo 1Mb, sem identificação do aluno ou do orientador, ou quaisquer outras informações que possam identificar a equipe de pesquisa.

Bolsas e etapas de seleção

Serão oferecidas aos alunos de graduação selecionados cinco bolsas, com vigência de até 12 meses, financiadas exclusivamente com recursos da Fapeam e de valor estabelecido conforme as normas desse órgão de fomento. Não são disponibilizadas bolsas aos servidores orientadores selecionados.

As inscrições homologadas passarão por análise de viabilidade pelo Comitê Científico, no período de 12 a 29 de abril, sendo aquelas consideradas viáveis avaliadas pelo Comitê Institucional da Semsa, de 1º a 17 de maio.

O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 20 do mesmo mês, com interposição de recursos até o dia 22 seguinte. O resultado final, juntamente com o resultado dos recursos, será anunciado em 27 de maio.

Os resultados referentes a cada etapa do edital serão divulgados no site semsa.manaus.am.gov.br/pesquisa-e-extensao/paic/.

Para informações adicionais ou esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Coordenação do Paic Esap/Semsa pelo endereço eletrônico [email protected], indicando no campo Assunto “DÚVIDAS PAIC 24/25”.