InícioAMAZONASEspecialista alerta sobre a importância do “Teste do Pezinho”, para garantir o...

Especialista alerta sobre a importância do “Teste do Pezinho”, para garantir o desenvolvimento saudável das crianças

 

Pediatra da Afya explica o exame e as doenças que podem ser prevenidas

 

A campanha Junho Lilás destaca a importância do Teste do Pezinho, exame essencial para garantir a saúde dos recém-nascidos. De acordo com a pediatra Gladys Maria da Silva, professora da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itacoatiara, o exame é vital para identificar uma série de distúrbios que, embora muitas vezes não apresentem sintomas ao nascimento, podem causar sérios problemas de saúde, se não forem detectados e tratados precocemente.

 

A médica menciona, por exemplo, o hipotireoidismo congênito, uma condição em que a produção de hormônios tireoidianos é insuficiente, levando a atrasos no desenvolvimento físico e mental da criança. Outra doença que pode ser diagnosticada pelo Teste do Pezinho são as hemoglobinopatias, que causam palidez, fraqueza e desenvolvimento lento da criança.

 

O Programa Nacional de Triagem Neonatal inclui no escopo mais quatro doenças que podem ser detectadas com o Teste do Pezinho, citadas também pela professora da Afya: fenilcetonúria (pode causar dano cerebral e deficiência intelectual); fibrose cística (afeta, principalmente, os pulmões e o sistema digestivo); hiperplasia adrenal congênita (puberdade precoce, com crescimento acelerado na infância seguido por baixa estatura na idade adulta) e deficiência de biotinidase (provoca perda de cabelo e convulsões).

 

“O exame, realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, é obrigatório por lei em todo o território nacional. A coleta é simples: uma pequena amostra de sangue é retirada do calcanhar do recém-nascido, por técnicos treinados em hospitais e Unidades Básicas de Saúde, e, posteriormente, enviada ao laboratório da Fundação Hemoam para análise”, detalha a pediatra.

 

Ainda segundo a professora da Afya, a detecção precoce dessas condições permite intervenções adequadas e tratamentos que minimizam os impactos sobre a saúde do bebê, promovendo um desenvolvimento saudável e prevenindo complicações graves.

 

A diretora geral da Afya de Itacoatiara, Helen Oliveira, pontua que a campanha Junho Lilás não apenas promove a conscientização sobre a importância do Teste do Pezinho, uma ação que vem sendo reforçada este mês entre os alunos da instituição e a comunidade, mas também ressalta a necessidade de garantir que todos os bebês tenham acesso ao exame. “A faculdade e nossos profissionais incentivam a realização do teste, uma forma de garantir um futuro mais saudável para as novas gerações”, destaca a diretora.

 

*» NÚMEROS* – Segundo a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), que é referência na análise do Teste do Pezinho em toda a região Norte, mais de 25.000 exames foram realizados em 2023, nas cinco maternidades de Manaus.

 

» Atuação em Itacoatiara

 

A Afya de Itacoatiara entrou em funcionamento em 2022, estabelecendo um novo padrão de excelência em educação médica para a região, com modernas instalações, equipamentos de última geração e laboratórios avançados. A instituição integra o Grupo Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil.

A Afya de Itacoatiara é a única instituição de ensino superior do município a oferecer o curso de Medicina, todo em formato presencial, recebendo alunos de todo o Brasil. A faculdade tem aval para funcionamento, por meio da Portaria de Autorização do curso de Medicina nº 499 de 21/2/22 e é devidamente credenciada junto ao Ministério da Educação (MEC), através da Portaria nº 97 de 17/2/22.

 

A instituição utiliza metodologias ativas, que colocam os alunos como protagonistas do aprendizado. Simulações, estudos de caso e atividades práticas, desde o primeiro semestre, são algumas das ações adotadas, preparando os futuros médicos para a realidade clínica.

 

Comprometida com a comunidade local, a Afya de Itacoatiara realizada atendimentos à comunidade, supervisionados por professores médicos, e atua no fortalecimento da rede pública local, com investimentos em equipamentos e melhorias nas Unidades Básicas de Saúde, através de contrapartida prevista no Programa Mais Médicos.

 

 

» SOBRE A AFYA

 

A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 32 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, sendo 30 com cursos de medicina e 16 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.203 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) com mais de 20 mil alunos formados.

 

Com 25 anos de atuação em cidades de pequeno e médio porte, a Afya é pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina. 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.

 

Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2023) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) como porta-voz da ODS (Objetivos De Desenvolvimento Sustentável) 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em  www.afya.com.br e http://ir.afya.com.br

Fonte: Afya Educação 

Foto: Divulgação 



Artigos Relacionados

LEIA MAIS