TCE


Além de preparar o cenário para a grande comemoração dos 91 anos de Coari, o Esquenta do Festival Cultural também foi uma prévia do 6° Festival Folclórico que acontecerá no próximo mês. Fazendo um resgate da cultura e movimentando a economia do município, o evento ocorreu entre sexta-feira (28) e sábado (29), no estacionamento do Centro Cultural, bairro União, levando uma multidão para prestigiar as apresentações de danças folclóricas e bandas locais, além de exposições institucionais e outros serviços.

Quem conferiu a programação ficou entusiasmado com os momentos de diversão, cultura e integração proporcionados pelas diversas atrações. Foi o caso da dona de casa Rosivânia da Silva, de 43 anos, que engrandeceu a realização do evento. “Uma festa muito bonita, alegre, cheia de gente animada e com muitas apresentações culturais. Gostei muito! Acertaram em colocar esse esquenta na celebração do aniversário da nossa cidade porque é um evento para toda a família curtir”, comentou.

O prefeito Keitton Pinheiro, acompanhado de autoridades locais, visitou todos os estands com exposições institucionais e falou sobre a importância de promover e incentivar a preservação da cultura popular coariense. “Fortalecer a nossa identidade cultural é permitir que as tradições, valores e crenças sejam transmitidos às gerações futuras, garantindo a continuidade da cultura local. Estou extremamente feliz e grato por estarmos fazendo esse resgate tão importante para a população”, disse.

Na sexta, o esquenta começou com as aulas de dança ao ar livre do projeto Agita Coari, seguida das apresentações de Balé Infantil, Carimbó Infantil, Carimbó da 3ª Idade, Os Cangaceiros de Coari, Quadrilha Luxo Nascer do Sol, Quadrilha Luxo Os Gaviões, Quadrilha Luxo Os Uirapurus, Quadrilha Cômica os Buscapé na Roça, e se encerrou com shows de bandas locais.

Já no sábado, as apresentações continuaram com destaque para as Quadrilhas Caipiras Os Sabiás e Zona Rural, as Danças Internacionais Cigana e Libanesa, Ciranda Paixão, Ciranda Renovação e Ciranda do Amor. O ponto alto foi a Encarada Oficial do Coari Champions 5, que evidenciou toda a emoção e a adrenalina dos lutadores que se enfrentarão na noite deste domingo (30) no octógono montado no Centro Cultural.

Em ambos os dias, a população também pode visitar os stands de exposições institucionais com mostra de ações da gestão municipal, além de acompanhar a final dos Concursos de Gastrostomia de Peixes e Frutas Regionais, bem como ajudar a incrementar a venda de empreendedores locais. Ao todo, o evento teve 380 ambulantes comercializando artesanato, comidas, bebidas, entre outros produtos e serviços.

O Esquenta do Festival Cultural foi uma realização da Prefeitura de Coari, com o apoio do Governo do Amazonas.