Manaus – A OAB-AM; através da Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação; e a Comunidade de Inovação Jurídica da Amazônia – INNOVALAW; e SEBRAELAB Manaus-AM, e tendo como apoiadores a UFAM, Digital Law Academy, Prodam, Portal Juristas, Legal Hacker Manaus, AB2L, ITN, Creaturae, e Comunidades: Jaraqui Valley e Jurupari Valley, irão realizar novamente o Amazônia Legal Hackathon (ALH 2022) o maior evento de incentivo à inovação jurídica da Amazônia.

O Amazônia Legal Hackathon (ALH 2022) ocorrerá de forma gratuita, online e inédita pelo metaverso orbita SebraeLab, e é aberta a toda sociedade nos dias 02, 03 e 04 de junho de 2022, e as últimas vagas de inscrições estão sendo feitas no site do Sympla e pelo site www.amazonialegalhackathon.com.br.
O ALH 2022, será o primeiro, hackathon em lawtechs, ou seja, competição em inovação jurídica no Brasil que ocorrerá pelo metaverso.

O desafio da competição será desenvolvido através do trabalho em equipes multidisciplinares, que no status de competidoras, serão instigadas a desenvolver a melhor solução tecnológica para os temas, que se adequam ao Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS: 3, 7, 9, 11 e 15 da Agenda 2030 da ONU, e a Meta Nacional do poder judiciário no 12 de 2021:

● A melhor solução tecnológica, ao sistema do judiciário, à desburocratização;
● A melhor solução tecnológica para acesso à justiça e resoluções de conflitos;

● A melhor solução tecnológica, a resoluções de conflitos relacionados ao meio ambiente.
O ALH 2022 é uma iniciativa digital e integrativa que busca engajar faculdades, escritórios, empreendedores, designers, desenvolvedores de software, empresas de tecnologia, governo, prestadores de serviços e outros atores do ecossistema da Justiça, buscando no diálogo e no desenvolvimento ágil de soluções inovadoras, incrementar e revolucionar positivamente o complexo da Justiça brasileira.

O judiciário brasileiro, mesmo de 2020 a 2021, ter proferido 40,5 milhões de sentenças e acórdãos, e 59,5 milhões de decisões judiciais, ainda possui um estoque de 76 milhões de processos em tramitação, e o número vem crescendo, e despesas orçamentaria de 100 bilhões de reais ( todos são números do Conselho Nacional de Justiça). E já são cerca de 1,2 milhões de advogados no Brasil, com 1900 cursos de direito no Brasil e 400 mil acadêmicos de direito. Esses números são expressivos, e estão entre o maiores do mundo, mesmo assim ainda há muitas pessoas sem acesso a justiça brasileira.

Lawtechs ou Legaltechs são denominações para empresas e/ou startups que visam soluções tecnológicas voltadas ao sistema do judiciário. Já o Hackathon trata-se de uma competição de tecnologia.

Para Aldo Evangelista, Presidente da Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação da OAB-AM, e um dos organizadores do evento, “o ALH 2022 está chegando, e é nosso maior evento de inovação jurídica da Amazônia. Da mesma forma que conhecemos os desafios oriundos da grandeza e complexidade da região, o ALH 2022 interage com esses desafios, para um diálogo entre a natureza, Inovação Jurídica, e pessoas que aqui habitam, e com a complexidade do poder judiciário.

Buscamos, no ALH 2022, que os competidores, desenvolvam a melhor Inovação Jurídica, para acesso à justiça; melhor solução aos conflitos ambientais e aos processos judiciais, sempre a partir da realidade da Amazônia.”

Logo, o ALH 2022 propõe um verdadeiro estímulo ao empreendedorismo digital no segmento de Lawtechs, pois além de propor soluções à organização do judiciário, e há potencial para alargar a oferta de serviços forenses à sociedade e melhoria do acesso ao judiciário.

O ALH 2021 foi um sucesso e ALH 2022 não será diferente, mais

informações no site www.amazonialegalhackathon.com.br, e para assistir o ALH 2021 e o ALH 2022 acompanhe no canal do Youtube do Amazonia Legal Hackathon.
Venha inovar, conectar-se a realidade 4.0. Aguardamos vocês.