A exposição Jaraquiart, do artista plástico Jandr Reis, fará parte da programação do “Manaus Passo a Paço 2024”. Com abertura no dia 5 de setembro, no mirante Lúcia Almeida, localizado na avenida 7 de Setembro, centro histórico, a exposição ficará aberta para visitação do público até o dia 31 de outubro, das 8h às 22h.
Serão 14 obras da coleção Jaraquiart em exposição. Iniciadas sob grande influência da paixão do artista pela arte do americano Jean-Michel Basquiat, as telas também são um reflexo de suas séries anteriores, unindo seu orquidário ao urbano, além de elementos indígenas e do cotidiano ribeirinho.
“Considero de grande importância participar, com a exposição Jaraquiart, desse evento festivo de massa, que é o ‘Manaus Passo a Paço’. Estou feliz pela oportunidade de mostrar, mais uma vez, esse trabalho pelo qual tenho muito carinho e que tem me levado para tantos espaços”, afirmou Jandr Reis.
A coleção traz peixes amazônicos, canoas, cuias, lamparinas e a simbólica cúpula do Teatro Amazonas, demonstrando um sentimento da Amazônia sendo o quintal do artista, assim como os elementos que relembram bordados e a pesca, em homenagem à profissão dos seus pais.
O artista
Nascido em Óbidos, no Pará, mas radicado em Manaus desde 1980, Jandr é formado em Comunicação Digital Design e Multimídia na Universidade Paulista (Unip), e pós-graduado em Museologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Ao longo dos anos, aprimorou-se nas pinturas (objetos/instalações), utilizando modelo vivo, cinema e mídias contemporâneas, a partir de cursos realizados no Rio de Janeiro, como no Museu de Arte Moderna (MAM), Escola de Artes Visuais – Parque Lage, Funarte.
O evento
A exposição Jaraquiart, no “Manaus Passo a Paço 2024”, conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Com expectativa de público de 450 mil pessoas, o festival, realizado no Centro Histórico de Manaus, entre os dias 5 e 7 de setembro, contará com uma programação que inclui feira de gastronomia, artes integradas, exposições, artesanato e atrações locais, nacionais e internacionais.
Foto: Pedro Marinho