InícioEDUCAÇÃOFaculdade Afya Itacoatiara realiza ações de saúde junto à comunidade indígena Jaçanã,...

Faculdade Afya Itacoatiara realiza ações de saúde junto à comunidade indígena Jaçanã, da etnia Mura

Objetivo é promover a prevenção de doenças por meio de palestras educativas e oferta de serviços de saúde. Tudo isso em colaboração estreita com os membros da comunidade e da secretaria municipal de saúde do município

Por meio do projeto da disciplina acadêmica Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino (PIEPE), a Faculdade Afya Itacoatiara realiza neste sábado, 25/5, uma série de ações na comunidade indígena Jaçanã, localizada a 46 quilômetros da sede do município. O principal objetivo é contribuir para a conscientização da população em relação à prevenção de doenças por meio de palestras educativas e ao mesmo tempo oferecer serviços de atenção básica em saúde. A iniciativa acontece graças à estreita colaboração entre a instituição de ensino, os membros da etnia e a Secretaria de Saúde (Semsa) de Itacoatiara, município que fica a 270 km de Manaus.

De acordo com a coordenadora da ação, a professora Ádria Vasconcelos Cortez, a ideia do projeto surgiu na disciplina de PIEPE com os alunos do 2° período. Nesse contexto, os discentes realizam seus projetos de extensão. A temática, “saúde indígena”, foi definida no início do semestre. “E a comunidade Aldeia Jaçanã, da etnia Mura, foi escolhida pela história de lutas e superações dos seus membros, e por tudo o que representam para o município amazonense”, justifica Ádria.

Essas ações vão contemplar 88 famílias na comunidade indígena. Para isso, a Faculdade Afya Itacoatiara montou um time com 48 profissionais, entre discentes, docentes e administrativos. Nessa etapa, também estarão envolvidos alunos do 2°, 3° e 4° períodos observando e apoiando os atendimentos médicos. Haverá aferição de pressão e teste de glicemia capilar com os estudantes do projeto de extensão “Saúde na Praça” e noções básicas de primeiros socorros para crianças, com os alunos do projeto de extensão “Brigada Curumim e Cunhatã”.

As atividades serão complementadas com palestras educativas sobre saúde da mulher (ginecológica e mamária), hipertensão, diabetes, dengue, amebíase, qualidade de água e saúde bucal.

» SOBRE A AFYA ITACOATIARA – A Faculdade Afya (que significa “saúde e bem-estar” no dialeto africano suaíli) em Itacoatiara faz parte do grupo Afya Educacional como uma unidade do programa “Mais Médicos” do Governo Federal. Foi credenciada pela portaria No. 97, de 17 de fevereiro de 2022, e autorizada pela portaria No. 499, de 21 de fevereiro de 2022, pelo Ministério da Educação, no mesmo mês.

A primeira turma, composta por 50 alunos, teve início em agosto de 2022. A chegada da faculdade de medicina ao município resultou em um significativo impacto na geração de empregos e na economia local, impulsionando os serviços de transporte, hospedagem e comércio.

A instituição estabeleceu uma parceria estratégica com a gestão municipal e a secretaria de saúde para implementar projetos relevantes no município. Além de Itacoatiara, toda a região de saúde do Médio e Baixo Amazonas, através das prefeituras e secretarias de saúde, firmaram parcerias com a instituição, mediante convênios.

Atualmente, a instituição caminha para sua quinta turma de medicina e continua promovendo ações em diversas áreas em prol da comunidade local. Dentro da disciplina de PIEPE, que visa formar profissionais engajados no desenvolvimento social, foram realizadas ações como palestras sobre saúde bucal em escolas públicas, ensinando técnicas de escovação e doando escovódromos; palestras sobre alimentação saudável, incluindo o ensino de plantio de hortaliças e doação de hortas para consumo dos alunos; e ações focadas na saúde preventiva e mobilidade para idosos.

No total, já foram realizadas 89 ações com os grupos de PIEPE e de extensão, com a projeção de chegar ao total de 160 em Itacoatiara, envolvendo outras disciplinas e núcleos da faculdade.

 

 

Fonte: Três Comunicação

Foto: Divulgação



Artigos Relacionados

LEIA MAIS