InícioECONOMIAFaculdade de Medicina de Itacoatiara oferece programa de apoio e inclusão para...

Faculdade de Medicina de Itacoatiara oferece programa de apoio e inclusão para a comunidade acadêmica

A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itacoatiara investe no bem-estar e na inclusão da sua comunidade acadêmica, através de um programa robusto de suporte pedagógico e psicológico. A iniciativa visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e garantir a saúde mental e emocional dos estudantes, docentes e funcionários administrativos.

Este programa é especialmente importante para ajudar na adaptação de alunos que chegam de outros estados ou municípios para cursar Medicina em Itacoatiara. Ao proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo, a faculdade reafirma seu compromisso com a excelência educacional e o bem-estar de toda a sua comunidade.

No centro dessa iniciativa, na faculdade, está o Núcleo de Experiência Discente (NED), criado para proporcionar um ambiente de apoio integral, que se estende também aos colaboradores da faculdade e não apenas aos alunos. O núcleo, além disso, é um espaço de atendimento e acolhimento, para os que enfrentam desafios relacionados ao aprendizado e ao convívio social.

“Com uma equipe composta por uma psicóloga e uma psicopedagoga, o núcleo está preparado para oferecer aconselhamento e encaminhamento gratuitos, conforme as necessidades individuais de cada um, seja em atendimentos individuais ou em grupo”, destaca a coordenadora do NED, a psicóloga Suellen Romão.

A psicóloga da Afya de Itacoatiara enumera algumas questões para as quais os profissionais têm sido de grande ajuda. Dentre elas, a resolução de problemas e conflitos que afetam o desenvolvimento psicossocial e profissional, incluindo dificuldades de adaptação, gestão de tempo e ansiedade.

“O núcleo também promove a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas, como deficiências visuais, auditivas, intelectuais, físicas, múltiplas deficiências, altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista. O propósito é garantir a plena emancipação e inclusão nos sistemas de ensino”, detalha a psicóloga.

O acolhimento é outro pilar do NED. Desde o momento em que o aluno ingressa na faculdade, o núcleo oferece suporte contínuo, ajudando na adaptação, seja à nova cidade – no caso de estudantes que vêm de outros estados ou municípios – ou à metodologia adotada pela instituição, que integra o Grupo Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil. A metodologia ativa é uma estratégia que consiste em incentivar os alunos a aprenderem de forma participativa, por meio de problemas e situações reais, colocando-os em contato com o mercado, desde o ingresso na faculdade.

Para ajudar os alunos nessa adaptação, a psicóloga explica que um dos recursos de reforço é o projeto de apadrinhamento. “Os alunos veteranos se inscrevem para serem padrinhos dos calouros, auxiliando-os tanto na adaptação ao ambiente acadêmico quanto na integração à vida na nova cidade”, detalha.

Esse é o caso do estudante Rodolfo Carneiro, que veio de Santarém-PA e cursa o 3º período de Medicina. Para ele, o apoio oferecido pelo NED tem sido fundamental para sua adaptação longe de casa. “O núcleo disponibiliza recursos e suporte, especialmente na área da Psicologia Educacional, ajudando-nos a lidar com desafios acadêmicos e emocionais. Eles promovem palestras, workshops e cursos que desenvolvem habilidades essenciais para a prática médica. Esse suporte é uma referência importante na minha trajetória acadêmica e profissional”, relata.

A diretora-geral da Afya de Itacoatiara, Helen Oliveira, ressalta que o núcleo é um recurso disponível para todos. “Desde o primeiro período até a formatura, os estudantes podem contar com esse apoio em todas as etapas de sua jornada acadêmica. Nossa missão é clara: promover o bem-estar acadêmico e ajudar a comunidade a superar dificuldades relacionadas ao aprendizado, organização do tempo, adaptação e acessibilidade”, justifica a diretora.

Helen Oliveira descreve o Núcleo de Experiência Discente da Afya de Itacoatiara como um exemplo que mostra que uma instituição que pode ir além do ensino tradicional, oferecendo suporte integral e personalizado para garantir que cada membro da comunidade acadêmica possa alcançar seu pleno potencial. “Com essas iniciativas inovadoras e inclusivas, o NED se consolida como um pilar fundamental na promoção de um ambiente saudável e acolhedor”, ressalta.

» Atuação em Itacoatiara: A Afya de Itacoatiara entrou em funcionamento em 2022, estabelecendo um novo padrão de excelência em educação médica para a região, com modernas instalações, equipamentos de última geração e laboratórios avançados. A instituição integra o Grupo Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil.

A Afya de Itacoatiara é a única instituição de ensino superior do município a oferecer o curso de Medicina, todo em formato presencial, recebendo alunos de todo o Brasil. A faculdade tem aval para funcionamento, por meio da Portaria de Autorização do curso de Medicina nº 499 de 21/2/22 e é devidamente credenciada junto ao Ministério da Educação (MEC), através da Portaria nº 97 de 17/2/22.

A instituição utiliza metodologias ativas, que colocam os alunos como protagonistas do aprendizado. Simulações, estudos de caso e atividades práticas, desde o primeiro semestre, são algumas das ações adotadas, preparando os futuros médicos para a realidade clínica.
Comprometida com a comunidade local, a Afya de Itacoatiara realizada atendimentos à comunidade, supervisionados por professores médicos, e atua no fortalecimento da rede pública local, com investimentos em equipamentos e melhorias nas Unidades Básicas de Saúde, através de contrapartida prevista no Programa Mais Médicos.

» Sobre a Afya: A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 32 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, sendo 30 com cursos de medicina e 16 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.203 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) com mais de 20 mil alunos formados.

Com 25 anos de atuação em cidades de pequeno e médio porte, a Afya é pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina. 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.

Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2023) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) como porta-voz da ODS (Objetivos De Desenvolvimento Sustentável) 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em www.afya.com.br e http://ir.afya.com.br.

 

Fonte: Afya Faculdade

Foto: Divulgação



Artigos Relacionados

LEIA MAIS