TCE

Manaus (AM) – Começa oficialmente, nesta sexta-feira (7), o período de campanha para o segundo turno das eleições presidenciais e para governador em 12 estados, como é o caso do Amazonas. O start também é marcado pela volta da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, que fica até o dia 28, dois dias antes do pleito.

Os candidatos terão tempos iguais para apresentar suas propostas. A propaganda para presidente será veiculada na TV das 12h às 12h10 e das 19h30 às 19h40. E no rádio, das 6h às 6h10, e das 11h às 11h10. No caso dos governadores, as inserções serão veiculadas das 6h10 às 6h20 e das 11h10 às 11h20 na rádio. Na TV, das 12h10 às 12h20 e das 19h40 às 19h50.

Debates dependem da confirmação dos candidatos

Aqui no Amazonas nenhuma emissora de rádio ou televisão divulgou possíveis datas de debates, a única que já tem uma data com grandes chances de se confirmar é a Rede Amazônica, que deve seguir o rito da TV Globo e programar um debate para a terça-feira, dia 26, como deve ser feito em todas as afiliadas de estados onde haverá segundo turno. No entanto, tudo depende da confirmação de Wilson Lima (UB) e Eduardo Braga (MDB).

Para presidente, estão programados cinco debates. A realização deles, no entanto, depende da confirmação de Lula e Bolsonaro. O primeiro deve ser realizado pela Band em parceria com a TV Cultura, a Folha de S.Paulo e o UOL no dia 16, às 19h.

A Rede TV e o Metrópoles preveem realizar debate no dia 17. Dia 22 é a vez de SBT, Estadão, CNN e Rádio Eldorado botarem os dois presidenciáveis frente a frente. A Record TV planeja realizar o seu debate em 23 de outubro. O mais aguardado dos confrontos deve ocorrer no dia 28, com o debate da TV Globo, que, desta vez, deverá começar às 20h30, uma hora antes do ocorrido no primeiro turno.

Detalhes sobre o segundo turno

A votação vai seguir o horário de Brasília, das 8h às 17H. Ou seja, em Manaus e outros 50 municípios a votação será de 7h às 16h00, já em 11 municípios do extremo oeste do estado, que ficam no fuso horário do Acre, a votação começa às 6h e vai até às 15h, são eles: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Ipixuna, Tabatinga, Guajará, São Paulo de Olivença, Jutaí, Itamarati, Pauini e Lábrea.

O local da votação pode ser verificado por meio do aplicativo E-Título, do TSE, tal como no primeiro turno.

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

O eleitor que não votou no primeiro turno das Eleições 2022 pode votar no segundo normalmente, desde que seu título esteja regular. Isso porque cada turno é tratado como uma eleição independente pela Justiça eleitoral.

Quem não votou no último domingo precisa justificar a ausência para evitar a perda de alguns direitos. Para isso, o eleitor tem até 60 dias após cada pleito. O prazo da justificativa do primeiro turno acaba em 1º de dezembro de 2022.

Os candidatos só poderão fazer campanha até o dia 29, com a distribuição de panfletos eleitorais, bem como a utilização de carros de som e autofalantes.