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Entidade explica que bancos não enviam links por SMS, email e WhatsApp

 A Federação Brasileira de Bancos (Febraban)
divulgou dicas para que as pessoas se protejam e evitem golpes pela internet
que podem gerar prejuízos materiais. Com o crescimento das transações digitais
em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), vêm aumentando também as
tentativas de invasão e acesso indevido aos dispositivos de cidadãos visando
obter alguma vantagem indevida.  
 Há golpes novos que vêm ocorrendo mais
fortemente. Em um deles, bandidos entram em contato com clientes, se
passando por funcionários do banco, afirmando que houve transações
suspeitas. Isso pode ocorrer para obter dados pessoais do correntista. Um outro
tipo de golpe envolve o envio de um “motoboy” à casa do cliente para
recolher o cartão e, supostamente, verificar problemas.
 Uma das estratégias usadas por golpistas,
durante a pandemia, é a criação de aplicativos para simular apps de governos e
autoridades, como o da Caixa para pagamento do auxílio emergencial.
Utilizando esses programas falsos, o bandidos conseguem informações que
permitem realizar compras ou transações.
 Segundo a Febraban, bandidos também estão
intensificando táticas já utilizadas, como esquemas para obter dados das
pessoas que viabilizem realizar transações ou clonagem de contas para
requisitar valores se passando pela pessoa.
 Foi o caso da consultora em redes sociais
Flávia Azevedo. Ela recebeu a ligação de uma pessoa que se passava por assessor
de um amigo e pedia informações para o envio do convite de um evento. Flávia
recebeu email com um link para o Whatsapp que gerava um código. Ela
repassou o código para a pessoa – no intuito de receber o convite, mas o que teve
foi uma grande dor de cabeça. A pessoa clonou a conta da profissional no
serviço de mensagens e, a partir daí, passou a enviar pedidos de dinheiro a
amigos da consultora, se fazendo passar por ela.
 “Às vezes você está ocupada e mesmo
sabendo destes golpes não nota pois chega uma ligação em nome de quem você
conhece. Por isso, é sempre muito importante tomar cuidado e conferir esse tipo
de pedido”, diz.
 A Febraban explica que os bancos não enviam
links com pedidos de atualização de dados por mensagem (SMS), Whatsapp ou
e-mail. As instituições financeiras também não entram em contato por telefone
para pedir cadastro, realizar transferência, fazer testes ou atualizar e
sincronizar tokens.
 O acesso a sites de bancos ou de benefícios
como o auxílio emergencial deve ser feito com digitação dos endereços dos sites
oficiais, não entrando por meio de links. Os aplicativos devem ser baixados nas
lojas oficiais (como Play Store para
Android ou App Store para os
smartphones da Apple).
  A
Febraban reitera cuidados importantes para evitar problemas:
 – Manter antivírus atualizado;

 – Não instalar pen drives desconhecidos,
pois podem ter vírus;

 – Configurar senhas fortes no wi-fi
pessoal;

 – Alterar senhas se identificar algum
comportamento suspeito;

 – Criar usuários caso utilize um
computador compartilhado.
 No mês passado, a Agência Brasil ouviu especialistas e também listou outras medidas
que devem ser adotadas para evitar problemas relacionados à segurança da
informação e a invasões na internet
.
Foto: Marcello Casal Jr.