InícioAMAZONASFestival de Parintins: embarcações são apreendidas por irregularidades

Festival de Parintins: embarcações são apreendidas por irregularidades

Após cerca de dez dias de intenso trabalho, o Comando do 9º Distrito Naval concluiu a Operação Parintins 2024. Das 550 embarcações fiscalizadas, 26 foram notificadas por irregularidades e duas foram apreendidas, apesar disso, não houve registro de intercorrências durante o 57º Festival Folclórico.

A operação teve como objetivo contribuir com a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana nas águas interiores. Na edição deste ano, a Marinha do Brasil vistoriou as embarcações, entre os dias 24 de junho e 2 de julho, com mais de 109 mil passageiros a bordo.

As Inspeções Navais foram intensificadas em quatro Postos de Fiscalização (PosF) ao longo dos rios Negro e Amazonas, nas cidades de Manaus, Itacoatiara e Parintins.

O planejamento e a execução ocorreu de forma coordenada entre a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e o Comando da Flotilha do Amazonas (ComFlotAM), com apoio das demais Organizações Militares subordinadas ao Com9ºDN.

Nas proximidades do Encontro das Águas, foi instalada a “Chapa Quente”, ponto estratégico para abordagem de todas as embarcações que saem do Porto de Manaus. Na estrutura, cerca de 200 militares se revezavam nas 24 horas do dia para conferir se todas as normas de segurança estavam sendo cumpridas.

 



Artigos Relacionados

LEIA MAIS