A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), em parceria com Hospital Santa Júlia, de Manaus, aderem à Campanha Nacional de Combate ao AVC. A iniciativa será aberta na próxima terça-feira (29/10), com palestra sobre os riscos e prevenções ao AVC, a ser realizada gratuitamente, das 9h às 11h, no auditório da FUnATI localizado na avenida Brasil, 70, Santo Antônio. A ação é organizada pela Rede Brasil AVC em razão do Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro.
Durante a palestra, serão oferecidos gratuitamente serviços de aferição de pressão e testes de glicemia, além de orientações de como lidar com a doença, prevenções e tratamento. A campanha será encerrada com uma caminhada de sensibilização no dia 03 de novembro, às 7h, na Ponta Negra.
Conforme informações da Rede Brasil AVC, o tema da campanha de 2019, “Don’t be the One” (“Não Deixe que Seja Você”),  visa aumentar a conscientização sobre o risco individual de AVC e equipar ao máximo as pessoas com informações e ferramentas de prevenção que podem salvar vidas. Segundo dados da Rede, a doença é a segunda causa de morte de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade, podendo acontecer em qualquer pessoa, independentemente da idade, afetando a todos: pacientes, familiares e amigos.
De acordo com o reitor da FUnATI, Euler Esteves Ribeiro, o AVC na maioria das vezes pode ser evitado, se houver conhecimento dos primeiros sinais, por isso a importância de se informar a população sobre seus sintomas, riscos e sequelas.