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Plataforma ajuda mulheres que tiveram câncer a se reinserir no mercado

 A empregabilidade e o empreendedorismo da
paciente com câncer constituem as principais pautas da Fundação Laço Rosa este
ano durante o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao combate ao câncer de
mama. Os temas motivaram o mais recente projeto da entidade, a plataforma
“Contratada”.
 Em entrevista concedida hoje (2) à Agência
Brasil, a presidente da Fundação Laço Rosa, Marcelle Medeiros, disse que a
plataforma nasceu depois que a paciente oncológica, Nathalie Araújo sofreu uma
dispensa considerada discriminatória. Pesquisando sobre o caso, a Fundação
“começou a entender que várias outras pessoas sofriam a mesma coisa que
Nathalie. Nós fomos estudar para ver como podíamos solucionar o problema e
descobrimos um Projeto de Lei (PL8057/2017) que ainda está em tramitação, para
garantir a estabilidade do paciente oncológico”.
 Com isso, Marcelle resolveu criar uma
plataforma de empreendedorismo, que ensina as mulheres que não conseguem se
reinserir no mercado após sofrerem um câncer como podem empreender para gerar
renda. A plataforma se destina também a fazer divulgação de vagas em empresas
para divulgação de pacientes de câncer.

 Abertura oficial

 A Fundação Laço Rosa abriu oficialmente o
Outubro Rosa nesta quarta-feira, com iluminação especial do Cristo Redentor. A
proposta da campanha este ano é reafirmar a importância de se mudar a legislação
brasileira, que hoje não garante estabilidade de emprego para pacientes com
câncer. As embaixadoras da campanha deste ano são a atriz Flávia Alessandra e
sua filha, Giulia Costa, que marcam a primeira vez que uma dupla de mãe e filha
adere à campanha da Fundação Laço Rosa. 
 A “Contratada” é a primeira plataforma
brasileira de empreendedorismo e emprego para mulheres que passaram pelo câncer
de mama. Marcelle Medeiros defendeu que o paciente oncológico precisa ter o
amparo legal de, pelo menos, um ano de estabilidade depois que retorna ao seu
trabalho. “Porque, na prática, o que acontece é que, depois que retorna, na
primeira oportunidade de ir ao médico, ele é demitido”.
 Marcelle destaca que os problemas já começam
na seleção de funcionários. “No processo seletivo das empresas, quando é
identificado que é uma paciente que teve câncer de mama, a vaga desaparece ou
foi preenchida por outra pessoa. 
 Elas não evoluem para as próximas etapas e o
que ninguém fala é que todos esses pacientes que passam pelo câncer de mama
desenvolvem ‘top skills’ (habilidades) que as empresas deveriam valorizar
muito. Porque uma empresa busca um profissional que tenha comprometimento,
resiliência, paciência. E isso você não aprende em escola; aprende na vida”.

 Educação das empresas

 Um dos pilares da plataforma “Contratada” é a
educação das empresas. “Muitas companhias não sabem que podem contratar
ex-pacientes de câncer como PCDs (pessoas com deficiência), não sabem que tem
gente fazendo dispensa discriminatória, não tem política de apoio ao paciente
oncológico. Então, é toda uma mudança que a gente precisa trabalhar”.
 Durante todo o mês de outubro, empresas
parceiras da Fundação, detentoras do selo “Amigo Rosa”, apresentarão produtos
especiais para o Outubro Rosa 2019 com renda revertida à instituição. 
 Criada em 2011, a Fundação Laço Rosa é
atualmente referência no Brasil e no exterior na articulação de políticas
públicas e programas de conscientização e apoio relacionados à causa do câncer
de mama. A entidade sem fins lucrativos desenvolve vários projetos, entre os
quais o pioneiro Banco de Perucas Online, que faz doação gratuita de perucas
pela internet para pacientes em quimioterapia e que já atendeu mais de 6 mil
famílias; o programa Força na Peruca, de qualificação profissional em
perucaria, pioneiro no país, que já visitou seis cidades brasileiras formando
mais de 200 alunos; o Aconchego, programa de leitura de cartas em centros de
quimioterapia; e o Fio a Fio, curso de moda e estilo. 

 Alerj

 Em apoio à causa, a Assembleia Legislativa do
Rio de Janeiro (Alerj) também recebe iluminação cor-de-rosa em outubro.
Além da iluminação especial, a Alerj promove durante todo o
mês a “Campanha Solidariedade + que Rosa”, para receber doações de lenços,
toucas e perucas no ‘hall’ de entrada do Palácio Tiradentes, no horário das 10h
às 17h. O material arrecadado será entregue a instituições sem fins lucrativos
que atuam com mulheres em tratamento de câncer.
Fonte:   Agencia
Brasil
Foto:  Fernando Frazão