Parintins- O Bo Garantido realizou, na terça-feira (14), no curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido), o primeiro Ensaio Técnico voltado à arena, que teve a presença dos integrantes da Batucada; Banda oficial; Companhia de Dança Folclórica Garantido Show, Comando Garantido, elenco da Cênica, itens (Arena e Arenas 2) e Direção Geral do Espetáculo (DGE).

O ensaio se transformou num show, que emocionou e contagiou os torcedores encarnados, que mataram a saudade de brincar de boi.

Os itens oficiais aqueceram vozes, espíritos e corpos para evoluírem na arena vermelha e branca. Mostraram que estão preparados para disputar mais um Festival e conquistar o 33° título para a “Baixa do São José”.

O presidente, Antônio Andrade, destacou a satisfação com o ensaio. “Estou muito feliz, muito feliz mesmo. Quanto maior os obstáculos, maior o Garantido fica. Estou sentindo isso na galera, nos artistas, nos coreógrafos juntamente com o corpo cênico e em todos os itens. O clima é de quem quer ganhar o festival e ser bicampeão”, afirmou o presidente.

De acordo com o membro da DGE, Mencius Melo, o Garantido está se ajustando nos preparativos finais. “O Garantido está sobrando em emoção, em proposta e em sintonia com a galera. Agora é apurar e refinar o espetáculo. O primeiro ensaio foi para vermos os limites que podemos chegar, a nível de tempo, de espaço, euforia, fôlego, ou seja, um ensaio para que consigamos transformar a emoção bruta em um espetáculo refinado”, avaliou..

Mencius ressaltou ainda que a galera correspondeu. “Dois anos sem ensaio técnico, sem festival. Sentimos a força da galera nesse ensaio, onde pensamos que seria apenas um ensaio técnico, mas como sempre o Garantido extrapola e toma conta da emoção”, enfatizou.

Itens empolgados

O levantador de toadas, Edilson Santana, enfatizou que espera um Garantido bicampeão na arena. “O primeiro ensaio técnico é para estarmos mais próximos e entender que após esse cenário pandêmico, estamos mais fortes que nunca e o Garantido vem preparado para este bicampeonato. Vamos fazer bonito”, relatou.

A cunhã poranga, Isabele Nogueira confirma a emoção. “Com o primeiro ensaio de hoje sinto uma emoção muita grande da galera. Geralmente ela vem mais tímida, mas dessa vez senti que prestigiaram com muita alegria. Me sinto muito confortável e protegida por Deus e, pelos braços da galera que sempre emana uma energia muito positiva”, contou.

Na mesma sintonia, concordando que o ensaio virou um espetáculo, a sinhazinha, Valentina Coimbra falou da emoção. “Era para ser apenas um ensaio técnico, mas se transformou num belo espetáculo. Podem esperar coisas lindas e especiais na arena do bumbódromo”, destacou.

Torcedores em sintonia

Os ajustes finais para o 55° Festival Folclórico de Parintins chamou a atenção dos torcedores apaixonados pelo bumbá, que atenderam ao chamado marcando e colaboraram com a ação solidária para arrecadar alimentos não perecíveis.

A ação solidária tem o objetivo ajudar os brincantes e colaboradores, durante a permanência no município, no período da manifestação folclórica.

Foram arrecadados vários itens, como: arroz, macarrão, açúcar, café, feijão, leite entre outros.

A programação de ensaios técnicos segue durante a semana no Curral do Garantido até o dia 17, exceto dia 16, feriado de Corpus Christi.

Fotos: Elcio Farias