TCE
A Globo suspendeu o pagamento das escolas de samba do Grupo Especial do Rio e São Paulo, referentes a transmissão exclusiva dos desfiles de Carnaval. 
O motivo seria ainda a incerteza sobre a realização do evento, diante da situação da pandemia mundial do novo coronavírus.
A emissora se manifestou através de comunicado enviado ao UOL. 
“A dúvida, neste momento, é se, por conta dos impactos da pandemia de Covid-19, haverá desfiles no ano que vem ou se serão adiados. Por causa desta incerteza, a emissora não iniciou, até o momento, o pagamento dos valores referentes aos desfile de 2021. A TV Globo aguarda a evolução da situação.”
Renovação do contrato No ano passado, a Globo fechou um contrato válido por seis anos com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) para a compra dos direitos de transmissão dos desfiles das escolas do Grupo Especial. 
Além dos desfiles do Rio, a Globo também tem os direitos para a transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo para todo o país (exceto para o Rio de Janeiro) nas noites de sexta-feira e sábado e, para o Rio, os desfiles da Série A. 
A relação da Globo com o Carnaval do Rio é longa: Apenas um ano depois de inaugurada, em abril de 1965, a emissora passou a cobrir o carnaval do carioca e, em seguida, o carnaval pelo resto do país.