InícioAMAZONASGovernador Wilson Lima destaca importância de projeto Anatel que levará internet para...

Governador Wilson Lima destaca importância de projeto Anatel que levará internet para Alto Solimões

Encontro em Brasília discute o Programa Amazônia Integrada e Sustentável (Pais), que implementa fibra óptica ao longo dos rios da região

Em Brasília, o governador Wilson Lima destacou a importância do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (Pais), que vai garantir a conectividade em municípios do interior. Nesta quinta-feira (17/08), Wilson Lima, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri; o governador do Departamento do Amazonas da Colômbia, Jesus Galdino Cedeño; e o embaixador da República da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera, participaram de uma reunião para debater sobre o programa.

Segundo o governador, o Pais vai garantir a conectividade entre o município amazonense de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus) e a cidade vizinha colombiana de Letícia. A execução do programa no Amazonas é uma articulação direta do governador com a Anatel, um entendimento entre a agência e o Estado.

“Isso é fundamental porque a conectividade, a internet, ela diminui as distâncias, facilita o empreendedorismo, facilita o social, e quando falo de questão social, falo de educação, falo de saúde, falo de assistência social, então isso é um ganho muito grande para aquela região da calha do Solimões”, disse.

O governador também chamou a atenção para outro ponto. “Tem uma coisa interessante e que me chamou muito atenção e isso vai ser histórico: é que esse cano de fibra ótica também vai passar por uma comunidade chamada Belém do Solimões, que é a maior comunidade indígena do Brasil, que fica ali no município de Tabatinga. Então, isso é muito simbólico, fazer com que os indígenas também tenham acesso a um serviço tão fundamental como é esse da internet”, completou.

Na reunião, foi tratado sobre as obrigações de cobertura oriundas do Edital do 5G conduzido pela Anatel e também tratar das possibilidades de interconexão, por meio das infovias que estão sendo implantadas no âmbito do Pais.

Na ocasião, o governador do Amazonas destacou que o programa rompe limites de nacionalidades, já que na região todos são amazônidas. Ainda segundo Wilson Lima, é essencial haver conexão, já que com as imensas distâncias da Amazônia, é a tecnologia que permite levar avanços em áreas prioritárias como educação, saúde e segurança à população.

Segundo a Anatel, a visita da delegação colombiana com a presença do chefe do Executivo amazonense também constitui um notável momento de aproximação técnica e estratégica entre Brasil e Colômbia, iniciado pela recente visita do Ministro de Tecnologias da Informação e das Comunicações da Colômbia, Mauricio Lizcano, em julho deste ano, à Anatel.

Além do governador do Amazonas, participaram da reunião o secretário de Administração e Gestão (Sead), Fabrício Barbosa, e a secretária de Relações Federativas e Internacionais do Amazonas (Serfi), Inês Carolina Simonetti.

*Sobre o Pais*

Instituído em novembro de 2021, o Programa Amazônia Integrada e Sustentável visa implantar rede de transporte de fibra óptica de alta capacidade ao longo dos rios da região amazônica e de redes metropolitanas nos municípios conectados à rede de transporte.

As redes implantadas permitirão a conexão de estabelecimentos públicos, como instituições de ensino, unidades de saúde, bibliotecas, instituições de segurança pública e tribunais.

O decreto que instituiu o Pais autorizou, ainda, a realização de parcerias, públicas ou privadas, para utilização da capacidade excedente das redes implantadas, garantindo a sustentabilidade econômica do Programa e permitindo a oferta de serviços de telecomunicações, o que será garantido por um Comitê Gestor a fim de alcançar o principal objetivo do programa, que é ofertar serviço de banda larga de boa qualidade à população da Amazônia.

 

Fonte: Secom
Foto: Diego Peres



Artigos Relacionados

LEIA MAIS