InícioAMAZONASGovernador Wilson Lima destaca que Hospital Francisca Mendes terá 57 novos leitos...

Governador Wilson Lima destaca que Hospital Francisca Mendes terá 57 novos leitos após reforma estrutural

Capacidade instalada do hospital vai aumentar em 38% o número de leitos, entre clínicos e de UTI, além de melhorias na parte de infraestrutura

Ao vistoriar as obras de reforma do Hospital do Coração Francisca Mendes, zona norte de Manaus, o governador Wilson Lima destacou que a unidade terá a capacidade de atendimento ampliada. O número de leitos passará de 147 para 204 e as intervenções fazem parte dos investimentos do programa Saúde Amazonas. O objetivo do Estado é otimizar os atendimentos cardiológicos do hospital, referência no tratamento de doenças cardíacas na região Norte.

A vistoria foi realizada na segunda-feira (27/04). O projeto é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). A obra está com 22% de execução e tem conclusão prevista para 2026. Os investimentos são na ordem de R$ 43 milhões.

“O Hospital Francisca Mendes é referência tanto na questão cardíaca adulto quanto pediátrica. Nós estamos reformando toda a estrutura hospitalar, no sentido de ampliar em aproximadamente 2.000 m² a área construída, construir uma nova recepção. Nós estamos trazendo todo o padrão Delphina para a rede estadual de saúde e perpassa em ações como essa de infraestrutura, otimização dos espaços e ampliação de atendimentos”, afirmou o governador Wilson Lima.

O governador realizou a vistoria acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade, e do deputado estadual doutor Gomes. Além dos secretários de Saúde, Nayara Maksoud, e de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo.

Serviços

A reforma e ampliação do Hospital do Coração Francisca Mendes iniciou no segundo semestre de 2024 e vai proporcionar o aumento da capacidade instalada em 38%, saltando de 147 para 204 leitos, entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com a titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, a reforma da unidade é uma medida que se soma às recentes entregas de equipamentos tecnológicos para o Hospital Francisca Medes, modernizando os atendimentos e reduzindo o tempo de espera para realização de procedimentos de alta complexidade.

“A partir do momento em que o governador Wilson Lima realiza uma reforma e ampliação dessa unidade, nós vamos poder oferecer ainda mais serviços e de forma modernizada. Já trouxemos tecnologias nos equipamentos de ressonância cardíaca, que é o primeiro da rede pública do Amazonas, temos mais uma máquina de hemodinâmica, ampliação do laboratório que realiza por dia mais de 4 mil exames, e também vamos acolher mais pacientes de todo o norte do País”, destacou Maksoud.

Continuidade dos atendimentos

Mesmo com a reforma, os atendimentos continuam normalmente. Parte dos serviços ambulatoriais e laboratoriais na unidade foram realocados para outros espaços dentro da unidade ou para a mesma área do complexo do Hospital Francisca Mendes. O serviço de fisioterapia, que inclui reabilitação cardíaca pediátrica e de adulto, assim como o ambulatório pediátrico, foram transferidos, por exemplo, para o Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dr. André Araújo, ao lado da Maternidade Nazira Daou, que funcionam ao lado do hospital.

Para pacientes com agendamento de laboratório e ambulatório adulto, é necessário buscar a recepção da antiga pediatria, no Ambulatório II, dentro do hospital. Para mais informações, os pacientes podem procurar a recepção do hospital ou entrar em contato pelo e-mail: franciscamendes@saude.am.gov.br.

Obras

Conforme o cronograma, estão sendo finalizadas as obras do hospital-dia e das enfermarias, com serviços de instalação de pisos vinílicos, revestimentos cerâmicos, montagem de forro e pintura. Também está sendo feita a demolição do bloco da recepção, além da reforma do heliponto e da fachada.

As obras abrangem ainda a reforma do estacionamento, revitalização do laboratório, instalação de nova cobertura, revisão e manutenção das instalações de combate a incêndio e climatização das novas áreas.

“É um hospital que não tinha uma intervenção dessa magnitude desde a sua inauguração. Estamos ampliando a parte da recepção de 50 para 200 pessoas sendo atendidas simultaneamente. Estamos ampliando o ambulatório e a parte de consultórios. Agora, no mês de junho, vamos entregar a parte dos laboratórios e a cada mês uma entrega para melhorar o atendimento das pessoas”, destacou o titular da Sedurb, Marcellus Campêlo.

Fonte: Secom

Foto: Diego Peres  

Artigos Relacionados

LEIA MAIS