O governador Wilson Lima entregou, nesta quinta-feira (03), duas telessalas do programa Saúde AM Digital no município de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus), no sul do Amazonas. Com a inauguração, Lábrea passa a ser o 19º município do Amazonas, incluindo a capital, a contar com estruturas fixas para teleconsulta e telediagnóstico, ampliando o acesso da população à saúde especializada sem a necessidade de deslocamento até a capital.
O serviço de telessaúde já é disponibilizado em todos os municípios do Amazonas, com consultas e diagnósticos em 12 especialidades médicas. No interior, o atendimento é imediato nos 61 municípios, com acesso via aplicativo ou pelas telessalas estruturadas pelo Governo do Estado.
De acordo com o governador Wilson Lima, o município de Lábrea tem apresentado avanços expressivos na área da saúde, impulsionados pela parceria entre Estado e prefeitura.
“Nós tínhamos alguns problemas na área de saúde, o principal deles era com relação ao hospital aqui do município de Lábrea. Conseguimos superar uma série de gargalos e o hospital voltou a funcionar normalmente e hoje nós estamos ampliando os serviços com o Telessaúde, onde vai ser possível as pessoas terem um atendimento no seu aplicativo ali no celular e também guardarem todo o seu histórico médico”, afirmou Wilson Lima.
O governador esteve acompanhado dos deputados estaduais Alessandra Campelo, Dr. Gomes, Cabo Maciel, Adjuto Afonso; e do prefeito de Lábrea, Gerlando Lopes.
Centro especializado
As telessalas de Lábrea foram instaladas no Centro de Especialidades Médicas (CEM). O serviço oferece atendimentos nas especialidades de dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, neuropediatria, pediatria, ginecologia, psicologia e nutrição.
As consultas são agendadas por meio do Sistema de Regulação (Sisreg) e podem ser realizadas presencialmente no CEM ou de forma remota, com o uso do aplicativo Saúde AM Digital.
O serviço do Saúde AM Digital, além da estrutura física, oferece suporte ao cidadão com assistente virtual via WhatsApp, pelo número (92) 3190-1504, e conta com uma aba de ajuda dentro do próprio aplicativo, facilitando o uso da ferramenta especialmente em regiões com menor conectividade.
Regionalização da saúde
A entrega em Lábrea faz parte da política de regionalização da saúde adotada pelo Governo do Amazonas e integra o plano de expansão da saúde digital no estado. Com a nova unidade, o programa passa a contar com 57 telessalas fixas em funcionamento, distribuídas entre a capital e o interior.
A professora Aldenize Ferreira, de 51 anos, moradora de Lábrea, realizou consulta em ortopedia na nova unidade e elogiou o serviço.
“Eu gostei muito, porque é uma inovação. É muito bom. Eu gostei muito, o médico realizou um atendimento muito bom, muito atencioso. Para mim foi nota 10. Realmente está acontecendo e, graças a Deus, está evoluindo. Cada dia melhorando mais, o que é ótimo para nós”, afirmou a professora.
Fotos Diego Peres e Arthur Castro/Secom


