Serviços do Barco Hospital São João XXIII, antecipação da vacinação da gripe e fortalecimento para o interior foram os temas tratados com Alexandre Padilha_


O governador Wilson Lima reuniu-se, nesta terça-feira (29/04), em Brasília, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para apresentar os avanços do Governo do Amazonas em ações de fortalecimento da assistência e solicitar apoio do Governo Federal para ampliar medidas na área da Saúde, entre elas o Barco Hospital São João XXIII, antecipação da vacinação contra a gripe e ferramentas para descentralizar os serviços no interior.
Ao ministro Alexandre Padilha, o governador Wilson Lima fez um balanço dos resultados alcançados no âmbito do programa Saúde Amazonas. O programa, lançado em 2020, na gestão de Wilson Lima, tem como objetivo principal reordenar e modernizar a rede pública de saúde, promovendo melhorias estruturais e operacionais para ampliar o acesso e a eficiência dos serviços de saúde.
“Nós viemos trazer ao ministro os avanços que estamos fazendo na saúde, sobretudo com a implantação da Telessaúde para redução de filas e a atenção com o atendimento no interior, o processo de descentralização com o Barco Hospital e, também, a implantação de UTIs, que já temos em alguns municípios. É importante que o ministério esteja envolvido nesse processo para que haja a habilitação e participação do SUS”, afirmou o governador Wilson Lima.
Além do governador Wilson Lima, também participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade; o deputado federal Fausto Júnior; e a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.
Na ocasião, Wilson Lima destacou a importância de estratégias inovadoras adotadas pelo Governo do Amazonas na área da saúde, como a assistência executada nas comunidades ribeirinhas mais distantes pelo Barco Hospital São João XXIII. Com oito expedições, a estrutura moderna tem três andares e é equipado com tecnologia de ponta para atendimento hospitalar.
A apresentação pontuou os avanços na redução de filas do Sistema de Regulação (Sisreg) para consultas com o programa Saúde AM Digital, levando teleconsultas e telediagnósticos para todo o Amazonas. O programa está na segunda etapa, com atendimentos em estruturas fixas e de forma remota para 12 especialidades com maior demanda no Complexo Regulador.
Entre os serviços de descentralização e regionalização da saúde, o governador Wilson Lima reforçou a importância do programa Melhor em Casa; a criação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Neonatal em municípios do interior; e os resultados esperados com a repactuação da saúde pelo Programa de Fortalecimento e Repactuação da Saúde no Interior.
*Vacinação*
O governador Wilson Lima também solicitou apoio do Governo Federal para fortalecer a campanha de imunização contra a gripe no Amazonas. O objetivo é tornar definitiva a data do calendário de vacinação para o segundo semestre no Amazonas levando em conta o clima e a geografia da região, antecedendo o período de chuvas.
“Essa sempre foi uma luta do Amazonas junto ao Ministério da Saúde, porque a campanha nacional começa em abril, mas no Amazonas os sintomas e casos da gripe começam em novembro. Neste ano, de forma definitiva, o nosso calendário de vacinação vai começar em agosto, que é quando a cepa estará disponível para o Amazonas”, concluiu o governador.
*FOTOS*: Diego Peres/Secom