InícioAMAZONASGovernador Wilson Lima vistoria reforma do Hospital Francisca Mendes, que terá ampliação...

Governador Wilson Lima vistoria reforma do Hospital Francisca Mendes, que terá ampliação de leitos e novos serviços

Unidade referência em cardiologia no Norte será modernizada com novos setores, mais leitos e estrutura reforçada

O governador Wilson Lima vistoriou, nesta terça-feira (05/08), o andamento das obras de reforma e ampliação da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), na zona norte de Manaus. Com 41% de execução, a obra é a maior já realizada desde a inauguração do hospital, há 26 anos, e vai ampliar em 38% a capacidade de internação da unidade, além de modernizar toda a infraestrutura de atendimento.

A vistoria desta terça-feira marca, também, o Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto. A data reforça a importância do investimento contínuo em infraestrutura, prevenção e qualidade de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em áreas de alta complexidade, como a cardiologia.

“Estamos ampliando com qualidade, modernizando a estrutura e implantando tecnologia para que os pacientes tenham mais conforto, menos tempo de espera e um atendimento de excelência. Vamos sair de 147 para 204 leitos, com UTI adulto e pediátrica, além de uma recepção mais ampla e novos serviços”, afirmou o governador.

A reforma integra o Programa Saúde Amazonas e está sendo executada em etapas para garantir a continuidade dos atendimentos. A previsão é que, até o final de 2025, novas estruturas entrem em funcionamento, entre elas o Hospital Dia, a Clínica de Cardiologia 2 — com 32 leitos clínicos e um leito de estabilização — e o novo laboratório da unidade.

Quando concluída, a obra vai ampliar o número total de leitos de 147 para 204, incluindo leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tanto adulto quanto pediátrica. A modernização contempla ainda uma nova recepção com capacidade para 200 pessoas, além da reforma completa do heliponto, ampliação do estacionamento, instalação de nova cobertura, climatização das áreas ampliadas e revisão das redes elétrica, hidráulica e de combate a incêndio.

Com investimentos de R$ 43 milhões, a obra está sob responsabilidade da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). A entrega total da reforma está prevista para 2026.

Desde o início da gestão do governador Wilson Lima, o Hospital Francisca Mendes vem sendo estruturado para se consolidar como referência nacional no atendimento de média e alta complexidades em cardiologia. A unidade foi a primeira da rede pública do estado a receber um aparelho de ressonância magnética voltado para o diagnóstico cardíaco, com capacidade para até 150 exames por mês.

Outros avanços incluem a aquisição de um novo tomógrafo, a modernização do parque de imagem e a instalação de um novo equipamento de hemodinâmica, que ampliou em 50% a capacidade de realização de cateterismos e angioplastias. O laboratório de análises clínicas também foi ampliado e passou a ter capacidade para mais de 4 mil exames por dia. Para garantir a continuidade dos atendimentos durante a reforma, serviços ambulatoriais e de reabilitação foram realocados para espaços adaptados.

“O Hospital Francisca Mendes realizou todo um planejamento para que pudéssemos trabalhar essa reforma, essa revitalização estrutural em etapas. A unidade vem a todo vapor trabalhando, ampliando a sua capacidade de cirurgia cardíaca, de procedimentos hemodinâmicos”, destacou a secretária de Saúde, Nayara Maksoud.

Destaque nacional

Em maio de 2025, o Hospital Francisca Mendes ganhou visibilidade nacional ao realizar a primeira cirurgia cardíaca pediátrica com teleorientação da Região Norte. A unidade foi uma das selecionadas pelo Ministério da Saúde e pelo Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, para participar de um projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A iniciativa utiliza câmeras e microfones de alta resolução para permitir o acompanhamento remoto de procedimentos de alta complexidade.

Referência na Região Norte, o Francisca Mendes já zerou a fila de cirurgias cardíacas pediátricas, desde 2019. Somente em 2024, foram realizadas 563 cirurgias cardíacas — sendo 403 em adultos e 160 em crianças —, além de 356 cirurgias vasculares, 4,5 mil procedimentos de hemodinâmica e mais de 40 mil atendimentos ambulatoriais.

Com a reestruturação em curso, o Governo do Amazonas amplia o acesso da população a um atendimento de excelência em cardiologia e fortalece a rede estadual de saúde com tecnologia, eficiência e acolhimento.

“Essa obra faz parte da transformação que o governador Wilson Lima está realizando no sistema de saúde do Estado do Amazonas, na capital e no interior. Até o final do ano, vamos estar ampliando outras áreas de ambulatório e até o ano que vem, 100% do Francisca Mendes estará pronto para dobrar o atendimento”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo.

Fonte: Secom

Foto: Diego Peres

Artigos Relacionados

LEIA MAIS