Beneficiados pelo projeto vão economizar R$ 500 no processo de obtenção da primeira CNH

O Governo do Amazonas dá início, nesta segunda-feira (21/03), ao CNH na Escola com a aula inaugural do projeto no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, na Avenida Brasil, Compensa, zona oeste de Manaus. A iniciativa do Estado irá atender alunos do Ensino Médio da rede pública estadual oferecendo, de forma gratuita, aulas de legislação de trânsito a esses estudantes. Os beneficiados pelo projeto vão economizar R$ 500 no processo de obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao longo da semana, outras quatro unidades de ensino irão dar início o projeto também de forma piloto. Além dos Cetis Gilberto Mestrinho, João dos Santos Braga e Áurea Braga, a Escola Estadual Alice Salerno e o Instituto de Educação do Amazonas (IEA) irão receber o projeto. As aulas serão ministradas pelos profissionais do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

O CNH na Escola é coordenado pelo Detran-AM em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Os alunos que se interessarem em ingressar no projeto terão aulas de legislação de trânsito com uma carga horária maior que nas autoescolas, ministradas ao longo dos três anos do Ensino Médio.

Ao final, se esse aluno já possuir 18 anos e tiver concluído o projeto “CNH na Escola”, já poderá procurar o Detran-AM para realizar a prova teórica. Se aprovado, está apto a se matricular em uma autoescola para realizar a parte prática de direção do curso de formação de condutor.

O projeto faz parte da Escola Pública de Trânsito do Amazonas (Eptran) e do programa Detran Cidadão lançado em 2021 pelo governador. O programa deve alcançar mais de 300 mil pessoas de baixa renda, até 2023, com benefícios como a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e isenção de taxas para cursos do órgão voltados a mototaxistas e motofretistas. Por meio do programa, também serão entregues 40 mil capacetes e coletes.

*‘Educar para o Trânsito’* – Além do CNH na Escola, Detran e a Seduc vão implantar em escolas estaduais de ensino fundamental selecionadas o projeto “Educar para o Trânsito”. Os temas de educação de trânsito serão abordados dentro das disciplinas já ministradas. O Detran-AM vai capacitar professores da rede estadual de ensino famental para ministrar esse conteúdo.

Cinco escolas participam do projeto, também de forma piloto. São elas as Escolas Estaduais Irmã Gabrielle Cogels, no bairro Puraquequara; Áurea Braga, no Gilberto Mestrinho; Antônio Maurity, no Coroado; e Manuel Rodrigues, no Armando Mendes; além do Ceti Elisa Bessa, no Jorge Teixeira. Todas as unidades ficam situadas na zona leste de Manaus.