InícioAMAZONASGoverno do Amazonas lança Operação Parintins 2022, com cerca de mil agentes...

Governo do Amazonas lança Operação Parintins 2022, com cerca de mil agentes de segurança pública

Dando continuidade ao treinamento do Censo da Educação Básica 2022, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto finalizou, nesta quarta-feira (22/06), a orientação para profissionais da rede privada e federal de Manaus. O treinamento contou com a participação de cerca de 210 secretários, além de técnicos do Censo e técnicos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

O treinamento foi realizado no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan). Anteriormente, participaram do evento servidores da educação das redes estadual e municipal, do interior e da capital.

A formação trata da importância da coleta de dados correta, a fim de que políticas públicas e recursos possam ser aplicadas na educação. Ele aprimora os conceitos novos do Censo Escolar 2022, além de aperfeiçoar a coleta de dados do censo nas escolas da rede privada e federal. Por meio do censo, são analisados os dados das escolas públicas, privadas e federais da capital e do interior, a fim de que a pesquisa estatística seja aplicada no desenvolvimento da educação e dos recursos disponibilizados.

Em âmbito nacional, as orientações são realizadas anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), e a coordenação é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No Amazonas, a iniciativa está sendo coordenada pela equipe técnica da Secretaria de Educação, por meio Departamento de Planejamento e Gerência de Estatística.

A coordenadora do Censo Escolar, Darlene Guimarães de Melo, comenta que o treinamento é essencial para a educação pública em todos os níveis. “Precisamos aperfeiçoar a coleta do censo nas redes, principalmente os relatórios de justificativa e alertas por parte dos secretários. O treinamento vem sendo realizado por meio das palestras e com os slides, após as trocas o material será disponibilizado a todos por meio de e-mails e Whatsapp”, explicou a coordenadora.

Educacenso
O Educacenso é uma ferramenta web disponibilizada pelo MEC e Inep para coletar os dados do Censo Escolar. Por meio dela, é possível obter informações individualizadas de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas quanto privadas.

Os dados coletados corroboram com aprimoramento da gestão na educação e permitem que sejam desenvolvidas políticas educacionais capazes de modificar cenários severos no segmento.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto: imprensa@seduc.net.
[14:48, 22/06/2022] +55 92 9219-0094: Governo do Amazonas lança Operação Parintins 2022, com cerca de mil agentes de segurança pública

Veículos, motos e embarcações serão utilizados durante ações de segurança

O Governo do Amazonas lançou, nesta quarta-feira (22/06), a Operação Parintins 2022, com um efetivo que envolve policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, agentes de trânsito e servidores da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). São cerca de 1 mil agentes do sistema envolvidos no esquema de segurança, montado para levar tranquilidade a todos que estiverem na cidade na semana do 55º Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

A operação, que também conta com 104 viaturas sobre duas e quatro rodas, e nove embarcações, foi lançada no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo. O reforço na segurança pública é uma determinação do governador Wilson Lima.

“Esse efetivo de aproximadamente mil agentes da segurança pública é quase o dobro de outros festivais. Estamos vindo aqui para que esse festival transcorra com a maior segurança possível. Nosso objetivo é promover a segurança, a ordem em todo o município de Parintins, durante a realização do festival”, disse o secretário de Segurança Pública, general Mansur.

“Instalamos aqui o 181, vamos fazer campanhas para promover o 181 aqui em Parintins, de modo que qualquer pessoa que tenha notícia de algum crime que possa ocorrer, que denuncie de forma anônima, e nós rapidamente iremos até a ocorrência para verificar o que está acontecendo”, acrescentou o titular da SSP-AM.

Toda a operação será coordenada e monitorada pela SSP-AM, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), com a montagem do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) nas dependências do Bumbódromo. O monitoramento vai contar com o auxílio de 25 câmeras instaladas em pontos de grande fluxo de pessoas, além das duas Plataformas de Observação Elevadas (POE).

A Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) vai deflagrar a operação Cidade Mais Segura no município, ação integrada de prevenção e repressão à criminalidade que já acontece na capital e em municípios da Região Metropolitana de Manaus diariamente.

Polícia Militar
Os agentes começaram a desembarcar em Parintins desde o último sábado (18/06), com a chegada de policiais do Comando de Policiamento Especializado (CPE), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que atuam na operação Hórus, coordenada pela SSP-AM, além do ferry boat Tiradentes, que está ancorado no porto da cidade para auxiliar nas abordagens fluviais.

Ao todo, são cerca de 700 policiais militares atuando na operação para reforçar o policiamento ostensivo no local, com o auxílio de 55 viaturas, 22 motocicletas, duas lanchas do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) e quatro cães da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães).

“Para o festival dos festivais, a Polícia Militar se preparou de forma inédita. Nunca na história dos festivais tivemos um efetivo tão grande, para propiciar a melhor segurança pública. Teremos atuação com policiamento a pé, em duas rodas, quatro rodas, embarcações e aeronaves. Isso vai ser muito importante para dar ao brincante a certeza de que ele vai estar protegido”, ressaltou o coronel Vinícius Almeida, comandante-geral da Polícia Militar.

Polícia Civil
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) instalou a Delegacia Especializada em Crimes contra o Turista (DECCT) no Porto de Parintins. A unidade policial começa a funcionar nesta quarta-feira (22/06), das 8h às 17h, e servirá como ponto de apoio e orientação para populares e turistas sobre registro de ocorrências. A PC-AM também realiza uma operação em Parintins.

“Durante as primeiras horas de hoje já deflagramos a Operação Tupinambarana, com objetivo de cumprimento de mandados de prisão e mandados de busca. Essa operação vai se estender até o dia 28, para garantir tanto à população parintinense quanto aos turistas segurança e tranquilidade durante o festival”, afirmou o delegado Guilherme Torres, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), que representou o delegado-geral da Polícia Civil, Ricardo Leite.

Além disso, a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Parintins, localizada no bairro Itaúna 2, funcionará a partir de quinta-feira (23/06) em regime de plantão 24 horas, para registro de Boletins de Ocorrência (BO) e demais atendimentos de sua competência.

Corpo de Bombeiros
São 135 bombeiros militares de prontidão para atender qualquer emergência na cidade.

“Nós já estamos aqui desde domingo, trouxemos especialistas em combate à incêndio urbano, atendimento pré-hospitalar, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, mergulhadores, especialistas em salvamento aquático para garantir a segurança dos banhistas, especialistas em combate à incêndio no aeroporto, para que o aeroporto opere no nível cinco. Isso dá capacidade para que o Júlio Belém receba aeronaves com capacidade de transporte de até 195 passageiros”, detalhou o coronel Orleilso Muniz, comandante-geral do Corpo de Bombeiros.

Detran-AM
A segurança também conta com agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), com servidores desenvolvendo ações educativas em diversos pontos, além dos agentes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), atuando na promoção de segurança no trânsito da cidade, orientando condutores e pedestres para tentar evitar acidentes.

FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

Artigos Relacionados

LEIA MAIS