TCE

 

 

O investimento na modernização e infraestrutura da unidade é da ordem de R$ 3,1 milhões

O Governo do Amazonas está realizando obras de revitalização e ampliação no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, referência no atendimento de alta complexidade no Estado. O investimento é da ordem de R$ 3,1 milhões e, além das melhorias previstas, serão abertos mais 50 novos leitos. As obras, que têm à frente à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), são executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, o projeto que está sendo implantado visa ampliar e modernizar a infraestrutura da unidade, melhorando ainda mais a qualidade e eficiência do atendimento e dos serviços de saúde ofertados à população do Amazonas.

A unidade não passava por uma reforma desse porte há mais de 13 anos. “Estamos trabalhando para melhorar ainda mais os serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), na rede estadual, seguindo as determinações do governador Wilson Lima”, destaca Nayara Maksoud.

Segundo o secretário-executivo da SES-AM, Silvio Romano, entre as principais intervenções que estão sendo realizadas na unidade está a ativação do novo laboratório de análises clínicas; a criação de 20 salas de prescrição e procedimentos; abertura de mais 50 novos leitos, além da reforma do piso do pavimento térreo e do centro cirúrgico do hospital.

A obra também contemplará substituições de portas e protetores de parede; instalação de película de controle solar; serviço de manutenção em portas, portões e grades metálicas, incluindo pintura; reparo e manutenção em forro do tipo PVC; substituição de piso e revestimento cerâmico de banheiros; substituição de aparelhos e metais sanitários; reparos e manutenção das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias; limpeza do revestimento externo de vidros da fachada da edificação, entre outras ações.

O secretário-executivo da SES-AM destacou ainda que, com a conclusão do projeto, será possível aumentar a capacidade de atendimento, garantir mais segurança e conforto aos pacientes e profissionais do HPS 28 de Agosto. “O investimento é fundamental para fortalecer a capacidade do sistema de saúde do Amazonas”, afirmou Romano, ao explicar que o prazo total da obra é de 120 dias, com previsão de término em julho deste ano.

“Iniciamos uma nova etapa da revitalização, com a previsão de entrega da parte civil da obra para julho. Ao mesmo tempo em que a SES-AM equipa e providencia as adaptações necessárias para o funcionamento do novo laboratório, cuja obra já entregamos. Assim, o espaço do antigo laboratório será transformado em novos leitos”, disse o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo.

 

Fonte: SES-AM

Foto: Evandro Seixas