Amazonas – O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), iniciou, em parceria com a Prefeitura de Manaus, a semana de multivacinação para atualização do esquema vacinal dos idosos. A ação acontece de hoje (25) até a sexta-feira (29), no horário das 8h ao meio-dia, na Policlínica Gerontológica da FUnATI, localizada na avenida Brasil, 11.430, bairro Santo Antônio.

Durante a semana, estarão disponíveis doses contra a Influenza (gripe), e a terceira dose de reforço contra a Covid-19. Além dos idosos, doses de tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e a terceira dose da Covid-19 estarão disponíveis também para os profissionais da área da saúde.

O reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, aproveitou a campanha para tomar a vacina contra a Influenza e incentivar a vacinação entre o público idoso. Ele destacou a importância da vacinação contra a gripe durante o período de chuvas no Amazonas.

“Em primeiro lugar, agradecer a Prefeitura por essa parceria com a FUnATI, para que a gente possa realmente estimular as pessoas com 60 anos ou mais a se protegerem, porque vacina é proteção contra doenças com transmissão viral, bacterianas ou fúngicas. Nós temos todas as vacinas, mas esse mutirão é sobre a Influenza, visto que é um risco a gripe nas pessoas idosas”, afirmou o reitor.

Aluno da turma de Coral da FUnATI, Gilberto Gomes, de 68 anos, aproveitou o primeiro dia da campanha para garantir a dose da vacina contra Influenza.

“Nós, alunos, estamos diariamente aqui, então eu acho que é uma ação muito boa, porque aqui mesmo nós tomamos todas as doses e completamos o ciclo vacinal. E não tem aquela desculpa de dizer que não vai tomar porque é longe, porque não sabe onde tem. Assim chega aqui, faz tudo, e ainda participa das atividades”, afirmou o aluno.

Os profissionais da saúde que estiverem aptos a tomar a Tríplice Viral também podem procurar a FUNaTI para garantir a imunização. A coordenadora da Policlínica Gerontológica da Fundação, Vanusa Nascimento, recebeu as doses da tríplice viral e ressaltou quais documentos são necessários para tomar as vacinas disponíveis.

“É importante trazer um documento oficial com foto, CPF, a carteira de vacinação da própria Covid-19, para que a gente faça toda essa atualização. Vamos ter o pessoal da campanha das 8h ao meio-dia, de segunda até sexta-feira”, destacou a coordenadora.

*FOTOS:* Lucas Silva/Secom