TCE

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (17) que o Instituto Butantan, vinculado ao governo estadual, deve entregar 3,4 milhões de doses da vacina CoronaVac para o governo federal na próxima terça-feira (23).

O anúncio foi feito um dia depois da assinatura de um novo contrato entre o Instituto Butantan e o Ministério da Saúde para o fornecimento de 54 milhões de doses da CoronaVac para todo o país.

“O Butantan vai entregar a partir da próxima terça-feira um total de 3,4 milhões de doses da vacina para o Ministério da Saúde. Uma média de 426 mil doses por dia”, informou Doria.

O governador acrescentou que deve agilizar os processos para entregar as vacinas “o mais rapidamente para todos os brasileiros”.

O diretor do Butantan, Dimas Covas, afirmou que no dia 23 serão liberadas 426 mil doses, e mais 3,4 milhões chegarão dentro de oito dias. “Nós devemos escalar essa produção e a partir de abril possivelmente vamos dobrar essa produção”, disse.

Nessa terça-feira (16), o diretor do Butantan também afirmou que pretende aumentar a capacidade de envase para antecipar a entrega de todas as 100 milhões de doses até agosto.

Com as 54 milhões de doses somadas às 46 milhões já adquiridas pela pasta junto ao instituto, esse total será entregue ao governo federal até setembro.

Segundo o governador, o Butantan ampliou o número de funcionários que trabalham no envase da vacina – de 150 para 300. Covas prevê que, com a fabricação de vacinas em uma fábrica destinada à fabricação de imunizantes contra a gripe, a capacidade de produção será dobrada a partir de abril.