Amazonas – As forças de segurança do Amazonas receberam nesta sexta-feira, 4, veículos e equipamentos para reforçar o combate à criminalidade no Estado. A ação faz parte do programa Amazonas Mais Seguro. Foram entregues 3.865 pistolas calibre 9 milímetros e 14 viaturas policiais.

Do total de novas armas, 3,5 mil são para a Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Outras 365 vão ser repassadas à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Este é o primeiro lote de armamento a ser entregue, para substituir pistolas antigas. Ao todo serão entregues aproximadamente 11 mil pistolas para modernização do arsenal das polícias ao longo do ano de 2022.

O equipamento foi adquirido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP-AM); e da parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

As novas viaturas são destinadas ao batalhão da Força Tática da Polícia Militar.

“É um armamento melhor para as atividades do policial. Além disso, viaturas 4×4 com tecnologia embarcada”, disse o general Carlos Alberto Mansur, secretário de Segurança Pública.

Amazonas Mais Seguro

Esta é a segunda entrega de armamento realizada em 2022, dentro do programa Amazonas Mais Seguro.

Em janeiro deste ano, o governo do Estado entregou 65 viaturas, 30 motos, 14 metralhadoras 762, além de 77 mil munições de diversos calibres para reforçar o trabalho dos agentes durante as operações nas fronteiras e divisas do Amazonas.

Lançado em 2021, o Amazonas Mais Seguro conta com investimentos totais de R$ 280 milhões e contempla um conjunto de ações, com implementação de curto e médio prazos, que visam a redução das taxas de homicídios e outras mortes violentas.

Concursos e promoções

Ainda em 2021, também foram anunciados concursos públicos para o preenchimento de 2,5 mil vagas distribuídas entre cinco órgãos que compõem a estrutura do Governo do Amazonas: polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

A realização dos certames também integra as ações do programa Amazonas Mais Seguro e faz parte do plano para reestruturar as Forças de Segurança no Estado.