InícioMANAUSGuarda Civil recebe três novas viaturas para reforçar Segurança Pública em Presidente...

Guarda Civil recebe três novas viaturas para reforçar Segurança Pública em Presidente Figueiredo

Guarda Civil recebe três novas viaturas para reforçar Segurança Pública em Presidente Figueiredo

 

Inclusão das novas viaturas à frota fez parte das comemorações dos 21 anos da Guarda Civil Metropolitana, que desde 2023 foi adequada ao Estatuto Geral das Guardas Municipais

 

A Guarda Civil Metropolitana de Presidente Figueiredo (GCM) completou 21 anos de criação e nesta quinta-feira (25/04) ganhou de presente de três novas viaturas que serão incorporadas à frota, que a partir de agora passa contar com duas motocicletas e quatro viaturas completamente equipada para a segurança municipal, se tornando uma das mais bem aparelhadas do interior do Amazonas.

As viaturas foram repassadas pelo governo federal, após a sanção pela prefeita Lopes da Lei 1006/2023, que adequou a corporação ao Estatuto Geral das Guardas Municipais (. Lei nº 13.022 de 08/08/2014). A GCMPF completou 21 anos no dia 14 de abril.

A entrega das novas viaturas, foi feita pelo Secretário Municipal de Governo, Carlos Maciel, durante a solenidade de formatura em comemoração à data realizada no Ginásio Coberto Municipal, na rua Itaúba, bairro Morada do Sol.

Junto com a mensagem de parabenização, enviada pela prefeita Patrícia Lopes, que por problemas de saúde não pode participara da solenidade, Carlos Maciel renovou o compromisso público da Gestão Municipal de continuar investindo na melhoria contínua da GCM para tornar o município de Presidente Figueiredo um dos mais seguros do Amazonas, tanto para sua população, quando para os turistas.

“Guarda bem equipada, com melhoria salarial assegurada para os servidores. Esse será mais um legado da gestão Patrícia Lopes”, afirmou o secretário, lembrando que a lei municipal 1006/2023 continua em fase de adequação e que novas conquistas ainda virão.

Um dos maiores avanços da classe, foi em dezembro de 2023, quando o Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria foi instituído. Os servidores da Guarda já receberam mais de 15% de reajuste salarial, que somados aos 10% que tiveram ainda em maio de 2023, como parte de servidores do regime geral, ultrapassa os 25%, em menos de dois anos.

Falando à tropa, formada por 114 guardas civis e 63 guardas patrimoniais e às autoridades presentes à solenidade, o comandante Paulo Roney fez uma retrospectiva do período de evolução e valorização da GCM durante a atual gestão municipal.

“Estamos vivenciando momentos de evolução e valorização contínuos, desde o momento em que a prefeita Patrícia Lopes tomou a decisão mais importante da nossa história, que foi a adequação da Guarda Municipal à legislação federal, quando passamos a ser reconhecidamente órgão de segurança pública e, na sequência, veio a nossa regularização funcional, com a criação de um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração específico para a nossa Categoria. Ganhamos valorização profissional, salarial e estrutura operacional, graças à sensibilidade e respeito com que a prefeita trata todos os trabalhadores públicos municipais”, destacou o comandante Paulo Roney.

Guarda civil concursado, o vereador Assis Arruda, disse que a Corporação vive um momento ímpar de valorização profissional e conquistas operacionais, com condições de trabalho e recebendo um tratamento digno e decente, para prestar um serviço mais eficiente e eficaz, trazendo sensação de segurança à população e visitantes.

Depois da solenidade oficial, à noite, os guardas civis se juntaram a familiares e convidados num jantar festivo em comemoração aos 21 anos de criação da Guarda Civil Metropolitana.

Fotos: Divulgação/Dircom

Artigos Relacionados

LEIA MAIS