A maratona de capacitação, ideação e prototipação de projetos faz parte da programação do Festival Conhecendo os ODS Digital, que ocorre entre 9 e 13 de agosto.

A busca de soluções inovadoras, embasadas e aplicáveis para problemas urgentes relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) voltados à educação, redução das desigualdades, cidades mais sustentáveis, combate às mudanças climáticas e proteção da vida na Terra é o desafio proposto no “Hackathon Trago Boas Notícias”, que será realizado nos dias 12 e 13 de agosto, dentro da programação do Festival Conhecendo os ODS Digital. As inscrições para participar são gratuitas e iniciam nesta segunda-feira, dia 2 e vão até o dia 9 deste mês.

 

Organizado pela Eureca, em parceria com Instituto Capitalismo Consciente Brasil, e apoio da organização do Festival, a atividade quer envolver pessoas de qualquer faixa etária, especialmente jovens, no desenvolvimento de ideias que possam colaborar com o alcance das metas dos ODS. A programação inclui bate-papos, workshops, ideação, mentorias e oficinas.

 

De acordo com Guilherme Ceballos, líder de Programas de Desenvolvimento da Eureca e coordenador de Programas de Juventude do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, “estamos em uma situação urgente para atingir os ODS. Entre 2015 e 2018 o Brasil regrediu em ODS como os de igualdade de gênero, algo inadmissível, e a projeção de atingimento dos objetivos para 2030 seria somente em 2094. Não temos esse tempo disponível e precisamos engajar as empresas e toda a sociedade com essa causa, em especial as juventudes”.

Realizado pela NTICS Projetos e SB Sustainable Business, com patrocínio oficial da Whirlpool Corporation e patrocínio cultural da Enercan (Campos Novos Energia S/A), o Festival Conhecendo os ODS Digital reunirá, entre os dias 9 e 13 de agosto, em vários espaços dentro de uma plataforma imersiva, uma programação com mais de 100 atrações voltada para públicos diversos, e focada em iniciativas positivas e já implantadas para o alcance das metas dos ODS.

“Nós acreditamos que é muito importante envolver públicos de todas as idades na busca por soluções para os ODS. E acreditamos na criatividade dos jovens para encontrar respostas fora da caixa para problemas que impedem o pleno desenvolvimento de pessoas, das cidades, com a proteção ambiental necessária para o bem-estar de todos no planeta”, comenta a especialista em Inovação e Sustentabilidade da NTICS Projetos e uma das curadoras do evento, Ana Carolina Xavier.

 

Veja como participar do Hackathon Trago Boas Notícias

A adesão para participar da seleção das equipes do Hackathon Trago Boas Notícias ocorre entre os dias 2 e 9 de agosto a partir da inscrição no curso on-line “Líderes para o Futuro – Primeiro Passos”, organizado pelo Instituto Capitalismo Consciente Brasil e que pode ser acessado no site do Festival Conhecendo os ODS Digital, na aba Gamificação.

Para a seleção, serão considerados os inscritos que avaliarem e interagirem em cada aula. A partir desses critérios, serão selecionados 85 participantes. Estes serão divididos em 17 equipes, que receberão capacitação sobre os ODS, prototipação de ideias, como fazer pitches e apresentação de suas soluções. O resultado da seleção será divulgado no dia 10 de agosto e a confirmação da participação pelo inscrito deve ser feita até o dia seguinte, 11.

Nos dias 12 e 13 de agosto, as atividades do Hackathon ocorrem das 11h às 18h45. As equipes participarão de oficinas, workshops e receberão consultoria de mentores para a criação dos protótipos das ideias. O resultado do trabalho das equipes será publicado nas redes sociais do evento e os protótipos que receberem o maior número de curtidas receberão pontos, que serão somados na avaliação final dos projetos, feita por uma banca de especialistas.

A equipe ganhadora será conhecida no dia 20 de agosto e cada integrante receberá, como premiação, um frigobar modelo retrô da marca Brastemp, oferecido pela Whirlpool Corporation. O regulamento completo pode ser acessado aqui.

 

Serviço

O quê: Hackathon Trago Boas Notícias

Quando: dias 12 e 13 de agosto

Onde: No Festival Conhecendo os ODS Digital

Regulamento e inscrições entre os dias 2 e 9 de agosto no site do Festival.

Quanto: Gratuito

 

Sobre a NTICS Projetos

Há 19 anos a NTICS Projetos tem como premissa implementar projetos e soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável no mundo. Hoje, com operações no Brasil, Estados Unidos e Europa, somamos mais de 1.000 projetos desenvolvidos e mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente. Há três anos somos uma empresa signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e, com isso, aspectos sociais (S), governança (G) e a constante busca por soluções sustentáveis (E) norteiam nosso plano de negócios. Nossas unidades de negócios compreendem quatro eixos: Certificação para negócios sustentáveis; Desenvolvimento de projetos estratégicos com foco nos ODS, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Inovação e Recursos Hídricos; Plataformas que integram todo o processo de governança, compliance e indicadores para projetos de responsabilidade social; e Consultoria para a criação de comitês de sustentabilidade e responsabilidade social.

 

Sobre a SB Sustainable Business

Com uma equipe de profissionais que engloba as áreas de Auditoria, Consultoria, Risk Advisory, ESG Performance e Value Chain Evolution e especialistas das diversas indústrias e setores, com vasta experiência e conhecimento de negócio, o SB Sustainable Business Solutions está no mercado com soluções pioneiras dirigidas a ESG para grandes empresas e suas cadeias de valor. Saiba mais no site da empresa.

 

Sobre a Whirlpool Corporation

A Whirlpool é a empresa líder mundial de utensílios para cozinha e lavanderia, com aproximadamente US $19 bilhões em vendas anuais, 78.000 funcionários e 57 centros de pesquisa de fabricação e tecnologia em 2020. A empresa comercializa as marcas Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e outras grandes marcas em quase todos os países do mundo. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.

 

Sobre a Eureca

A Eureca é uma startup que apoia empresas e jovens com sua inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal e profissional, focado no crescimento de carreira. Atua no mercado desde 2009 e já prestou mais de 400 consultorias para as maiores empresas do Brasil e da América Latina.

 

Sobre o Capitalismo Consciente Brasil

O Instituto Capitalismo Consciente Brasil foi fundado em 2013 para incentivar, inspirar e ajudar empresários, empreendedores e líderes a aplicarem os princípios do capitalismo consciente em suas organizações. Para disseminar os fundamentos do capitalismo consciente, o Instituto realiza programas de conscientização, inspiração e educação, através de palestras, eventos, workshops, compartilhamento de casos de sucesso e publicações. Site: https://www.ccbrasil.cc/