Na última quarta-feira (14/05), Helione Fernandes Costa, de 37 anos, foi detido na rua Lauro Cavalcante, localizada no bairro Centro, zona sul de Manaus. Ele é acusado de envolvimento no assassinato e na ocultação do corpo de José Afonso Castro Pires, de 64 anos.
Segundo a delegada Alynne Lima, da Delegacia de Ordem Política e Social (Deops), o caso começou a ser investigado após o desaparecimento da vítima em 31 de dezembro de 2024. Helione, que estava foragido, passou a ser um dos principais suspeitos do crime.
As investigações apontam que Helione não agiu sozinho. Ele teria contado com a ajuda de outros dois cúmplices. Um deles foi identificado como José Rodrigues de Souza Junior, de 33 anos, conhecido pelo apelido de “Junior Perna”, que já possui outros quatro mandados de prisão em aberto. A polícia segue em busca do terceiro envolvido, cuja identidade ainda não foi confirmada, e também trabalha para encontrar José Rodrigues e esclarecer os motivos por trás do crime.
Para a delegada, a prisão de Helione representa um passo importante para a resolução do caso e reforça o empenho da Deops em levar todos os envolvidos à Justiça.
A polícia pede ajuda da população para localizar José Rodrigues. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones (92) 3667-7713, da Deops, ou 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Helione deverá responder pelos crimes de latrocínio e ocultação de cadáver, e está sob custódia da Justiça.

