O influenciador digital Hytalo Santos está sendo investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por supostamente oferecer benefícios materiais a famílias de adolescentes que participam de seus vídeos. A denúncia foi feita de forma anônima no fim de 2024 e gerou a abertura de um inquérito.
Segundo o MP, Hytalo teria entregue iPhones, pago aluguel e mensalidades escolares para responsáveis legais dos jovens que integram a chamada “Turma do Hytalo”. Os benefícios teriam sido oferecidos como forma de facilitar a participação dos adolescentes nas produções.
As investigações também apuram se houve uso indevido da emancipação de menores, documento que permite que adolescentes atuem legalmente como maiores de idade. A Promotoria avalia se os presentes estavam ligados à tentativa de legalizar contratos com os jovens.
O Ministério Público ainda considera a possibilidade de negligência por parte dos pais, caso seja comprovado que permitiram a exposição dos filhos nas redes sociais sem os cuidados exigidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O caso principal corre em João Pessoa, com um inquérito complementar em Bayeux. Hytalo Santos ainda não se pronunciou oficialmente sobre as investigações.


