TCE

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam) recebeu a visita de pesquisadores e professores Jörg Matschullat, do Centro Interdisciplinar de Pesquisas Ambientais, e Sebastian Zug, da Faculdade de Matemática e Ciência da Computação, da Universidade de Tecnologia de Freiberg, Alemanha.

Os pesquisadores conheceram o Laboratório de Internet das Coisas para Sustentabilidade, do IComp/Ufam, e o Laboratório de Análises de Água e Qualidade Ambiental (LAQUA), do Departamento de Química. Os dois laboratórios desenvolvem pesquisa conjunta na área de sustentabilidade e monitoramento remoto da qualidade da água dos rios do Amazonas utilizando Internet das Coisas.

Além da infraestrutura, os pesquisadores também conversaram com professores e alunos, para uma troca de experiências, visando encontrar pontos de interseção entre as pesquisas.

Os professores Jörg Matschullat e Sebastian Zug realizam campanhas de campo pelo projeto RoBiMo-Trop (Robotic Inland Water Monitoring), financiado pela comunidade europeia. Este projeto investiga sistemas temporariamente inundados como, igapó e várzea, para entender os efeitos das flutuações do nível da água e a mudança entre as estações seca e chuvosa, além do comportamento de troca de gás e como os sedimentos do lago se comparam à composição química dos solos. O projeto tem a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ufam

Foto: Divulgação