TCE

Durante o evento de comemoração do Dia do Produtor Rural, comemorado no dia 28/07, na zona rural de Manaus, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), teve a oportunidade de dialogar com líderes comunitários de Manaus com o objetivo de estreitar relações e melhor atender suas demandas.

“Aqui nós observamos integração. Tivemos a participação de representantes da Câmara Municipal de Manaus, Assembleia Legislativa e prefeitura. O governador Wilson Lima esteve aqui para firmar compromissos com as comunidades rurais. Isso é muito importante e mostra o quanto este governo valoriza o setor primário”, ressaltou o diretor-presidente do Idam, Tomás Sanches. Sanches salientou ainda, a importância da cooperação entre os órgãos do Sistema Sepror, e as prefeituras para o sucesso dos projetos prioritários desenvolvidos pelo Idam, que incluem também a atuação em chamadas públicas e ações como entregas de mudas e sementes.

“Só de mudas de açaí, o Idam entregou, através de viveiros construídos, mais de 100 mil mudas para todo o estado”, exemplificou. Comunidades Também participaram do evento representantes das comunidades Frederico Veiga e Hollywood. Para José Martinho Fernandes Pantoja, presidente da comunidade Frederico Veiga, destaca-se a atuação do Idam na restauração da estrada e emissão de documentos para produtores rurais. “Estes são dois dos compromissos que o governador assumiu conosco.

A documentação é essencial para que possamos ter acesso a convênios e financiamentos, e o Idam veio para sanar esse problema. Os técnicos que nos atendem são profissionais excepcionais, sempre dispostos a resolver nossas questões técnicas. Já a estrada para nós é uma questão fundamental.

Ela veio trazer um benefício muito grande para o escoamento dos nossos produtos e comodidade, trazendo melhorias econômicas e de qualidade de vida”. Também esteve presente o agricultor e presidente da comunidade Hollywood, Nilton Couto. Produtor de hortaliças, ele quis agradecer principalmente pela aquisição da escritura do terreno de sua comunidade, viabilizada pelo governo Wilson Lima.

“O governado foi uma peça chave para conseguirmos nossa documentação. Hoje podemos bater no peito e dizer ‘este terreno é nosso’. Também tivemos muito apoio da parte do Idam, em especial na emissão de Cadastro Ambiental Rural (CAR). Através do Idam, já conseguimos 130 CAR para nossos comunitários, com mais 20 encaminhados para a próxima semana”, finalizou.